Prefeito de Suzano é reeleito para presidência do CONDEMAT

Rodrigo Ashiuchi ocupará o cargo pelo segundo ano consecutivo, com Mamoru Nakashima, de Itaquaquecetuba, na vice-presidência. Em 2019, consórcio terá participação de duas cidades convidadas – Bertioga e Santa Branca

Cidades Em 19/12/2018 16:56:02

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, foi reeleito nesta terça-feira (18/12) para a presidência do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. Escolhido por unanimidade, ele ocupará o cargo pelo segundo ano consecutivo, repetindo a dobradinha com o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima, que permanece na vice-presidência. A posse será no dia 7 de janeiro (segunda-feira) para o mandato de um ano.

Com o resultado da eleição, a composição do Conselho de Prefeitos permanece praticamente a mesma da atual gestão, com Fábia Porto, prefeita de Santa Isabel, na 1ª Tesouraria, e José Luiz Monteiro, de Arujá, como Secretário. 

A única alteração é na 2ª Tesouraria, que em 2019 será ocupada pelo prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes. Ele sucederá Marcus Melo, prefeito de Mogi das Cruzes que, por sua vez, passará a ser membro do Conselho Fiscal, junto aos demais cinco prefeitos - Walter Tajiri, de Biritiba Mirim; José Carlos Fernandes Chacon, de Ferraz de Vasconcelos; Gustavo Henric Costa, de Guarulhos; Giancarlo Lopes, de Poá; e Adriano Leite, de Guararema, que permanecerá como presidente do Conselho Fiscal em 2019.

A novidade para 2019 é que além das 11 cidades do Alto Tietê, o CONDEMAT terá a participação de municípios convidados de outras regiões, como é o caso de Bertioga, no Litoral Norte, e de Santa Branca, no Vale do Paraíba. Tanto o prefeito de Santa Branca, Celso Simão, que inclusive esteve presente na reunião desta terça-feira, quanto o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, vinham há alguns meses demonstrando interesse em conhecer e fazer parte do consórcio.

“Embora pertençam à outras regiões, as duas cidades possuem muitas ligações com os nossos municípios. À princípio, a participação será como convidadas para que possam conhecer o funcionamento do consórcio e avaliar de que forma podem somar. Se for viável, depois virá a parte administrativa para serem consorciadas. Entendemos que essa abertura pode fortalecer a atuação do CONDEMAT”, ressalta o presidente Rodrigo Ashiuchi.

Durante a reunião, o chefe do Executivo suzanense também apresentou um balanço de ações realizadas durante o ano de 2018 pelo CONDEMAT, como o contrato firmado com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), a assinatura do convênio de repasse de R$ 980,1 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para o estudo de compensação financeira aos municípios produtores de água, a implantação de Residências Terapêuticas, a realização de duas edições do Sabores do Alto Tietê e a criação de duas Câmaras Técnicas: de Infraestrutura e de Projetos e Convênios.

“Mesmo com um ano atípico, com Copa do Mundo e Eleições, tivemos pelo menos uma grande ação por mês em 2018. Foram projetos importantes e que têm o objetivo de oferecer avanços aos municípios que integram o CONDEMAT. Inclusive, demos início também a grandes trabalhos, como o pedido feito ao Governo do Estado para que o Hospital das Clínicas de Suzano ‘abra as portas’ para atendimento dos moradores da região; uma alça de saída do Rodoanel em Suzano, que vai contemplar quatro cidades; obra viária intermunicipal que faz a ligação dos municípios de Guararema e Salesópolis; entre outros”, afirmou.

Já para a primeira reunião de 2019, que será realizada no fim de janeiro, Ashiuchi pediu para que todos os prefeitos apresentem a principal demanda de sua cidade, a fim de solucionar os problemas com auxílio dos governos Estadual e Federal, bem como apoio dos deputados eleitos.

Eleição

A reeleição do prefeito Rodrigo Ashiuchi para a presidência do CONDEMAT foi por unanimidade. Nenhum outro prefeito apresentou candidatura ao cargo e houve consenso para a continuidade do modelo de gestão adotado desde 2017, como foco na integração das cidades e desenvolvimento da Região.

Na Assembleia realizada nesta terça-feira, as ausências justificadas foram dos prefeitos José Luiz Monteiro, de Arujá; Marcus Melo, de Mogi das Cruzes; e Gustavo Henric Costa, de Guarulhos, representado por Devanir Cavalcante.