Prefeito de Igaratá foi vítima de hackers

Golpe pediu R$1000,00 a todos os amigos com promessa de devolução no dia seguinte

Segurança Pública Em 27/04/2018 18:34:06

Por volta das 16h da última quarta-feira (25/04) o celular do prefeito de Igaratá, Celso Palau, ficou sem o sinal da operadora. Instantes depois todos os amigos inscritos no aplicativo WhatsApp começaram a receber uma consulta em seu nome utilizando o seu perfil no aplicativo. Queria saber se o trabalhavam com aplicativos do Banco do Brasil, no celular ou no computador.

Quem respondeu de pronto recebeu a seguinte mensagem como se fosse do Prefeito: “Meu limite diário de transferência é de 5.000 como fiz transferência nesse valor pela manhã ele ta excedido, ou seja só consigo fazer transferência agora depois da meia noite. Preciso transferir agora 1.000,00 você não consegue fazer para mim mais tarde assim que o limite retornar te transfiro de volta?”.

Sem saber o que se passava, Palau comentou com um funcionário que tem um celular semelhante ao dele e ficou sabendo que, para que o celular voltasse a funcionar deveria trocar o chip, substituindo o antigo (cortado) por um mais novo. Assim Palau fez e o equipamento voltou a funcionar devolvendo uma série de perguntas relativas ao dinheiro solicitado: - Só nessa hora foi que tomei conhecimento do golpe! Estavam usando o meu nome para pedir dinheiro emprestado. Só não atingiram o objetivo porque fiz a substituição do chip rapidamente, desabilitando o antigo!

Palau registrou um boletim de ocorrência relatando o problema e enviou a todos os seus contatos um pedido de desculpas esclarecendo a situação. – Felizmente todas as pessoas que receberam a mensagem me procuraram para verificar a autenticidade do pedido, e agradeço muito o apoio de todos!

COMO EVITAR

O problema começa quando o hacker consegue clonar o seu número de celular. Como forma de evitar o problema, a assessoria do WhatsApp aconselha aos usuários a usarem a autenticação disponível no aplicativo. O sistema oferece duas formas diferentes para validar o acesso do usuário no serviço. Para ativar uma delas entre no “Ajuste” do aplicativo e selecione o campo "conta". Procure pela opção "verificação em duas etapas" e ative.  O serviço pedirá uma senha de seis dígitos (obrigatória) e um endereço de e-mail (opcional) no qual você receberá um código que deverá ser digitado para ativar ou reativar a sua conta.