População de Bom Jesus dos Perdões receberá tratamento de esgoto

ETE beneficiará toda a Bacia do rio Piracicaba

Saúde Política Em 08/08/2013 11:28:35

O governador Geraldo Alckmin assinou na terça-feira, 06 de agosto, convênio para construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do município de Bom Jesus dos Perdões, na região de Atibaia.

O evento contou com a participação do secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr., e do prefeito Eduardo Henrique Massei, além das demais autoridades da região. 

O Governo do Estado vai investir R$ 16,8 milhões nas obras, que serão realizadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e fazem parte do Programa Água Limpa. A ETE de Bom Jesus dos Perdões terá capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando mais de 17 mil moradores (população prevista para 2030).

 

As obras incluem a construção da Estação de Tratamento por lodo, ativado com aeração prolongada de fluxo contínuo; duas estações elevatórias - no Distrito Industrial e Jardim Hortência -; duas linhas de recalque com 467 metros; 194 metros de interceptor e adequação do trecho final do coletor tronco do Córrego do Povo. O processo de tratamento adotado apresenta um baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodo e uma eficiência compatível com a legislação ambiental.

O Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP.