Ponte em risco

A principal via de acesso ao Bairro Parque Alpina em Igaratá corre o risco de ficar interditada, uma ponte está com a sua infraestrutura abalada

Segurança Pública Construção & CIA Em 04/11/2016 17:15:07

 

 

Uma ponte sobre o ribeirão das Palmeiras, localizada a 2,3 km da estrada do Rio do Peixe, em Igaratá está ameaçada de ruir. A correnteza do ribeirão deslocou um dos gabiões exatamente na base de um dos pilares de sustentação da mesa de tráfego. Um pequeno declive já se formou em relação ao nível da estrada, evidenciando o deslocamento da ponte.

O problema foi apresentado ao prefeito eleito, Dr. Celso Palau, por estudantes de engenharia que se utilizaram da ponte construída no final da década de 80 para um trabalho acadêmico. No material entregue fica demonstrado que a falta de manutenção adequada ao longo dos últimos anos comprometeu a tela que fixa as pedras do gabião, provocando o seu rompimento.

Gabião é uma estrutura de ferro e tela de arame contendo um volume de pedras utilizado para fazer a contenção de encostas e margens de rios. No caso do rio do Peixe, segundo o estudo apresentado, a Prefeitura jogou terra no ribeirão provocando o desvio do leito em um trecho, induzindo a correnteza diretamente para gabião sob a base. Um enorme buraco já apareceu na junção da estrada com a cabeceira da ponte, evidenciando o risco de queda de todo o conjunto. 

A estrada do Rio do Peixe liga o centro da cidade a bairros mais distantes como o Parque e Porto Alpina, Porto Igaratá, Cubatão e outros atendendo a mais de mil moradores.