PM prende quadrilha de estrangeiros que furtava na região

Colombianos, residentes em São Paulo, furtavam em cidades da região. Polícia Militar isabelense localiza e prende em flagrante

Segurança Pública Em 29/07/2016 19:40:47

Reportagem: Bruno Martins

 

Suspeitos de terem praticado uma série de furtos em Santa Isabel e Arujá, na quinta-feira eles foram presos pela PM.

A Polícia Militar prendeu a quadrilha de colombianos suspeita de praticar uma série de furtos em lojas de Santa Isabel e região. A ousadia dos estrangeiros era tanta que eles encaravam câmeras de segurança, entravam e saiam das lojas tranquilamente levando celulares, pertences dos lojistas e mercadorias. Na quinta-feira, 28/07, após furtarem duas lojas em Santa Isabel, eles foram presos por policiais da Força Tática de Arujá. 

Ainda não se sabe o número total de vítimas do bando, algumas já compareceram à Delegacia de Polícia de Santa Isabel para fazer o reconhecimento dos indivíduos, mas pode haver mais, uma vez que a quadrilha era itinerante e percorreu diversas cidades. As vítimas contam histórias similares, um membro da quadrilha distraía o atendente da loja fazendo perguntas sobre as mercadorias, fingia estar interessado em comprá-la, enquanto outros dois ou três entravam e furtavam mercadorias sem ninguém perceber. 

Na quinta-feira o bando atacou duas lojas no Centro de Santa Isabel. No depósito de materiais para construção, a mulher que fazia parte da quadrilha furtou a bolsa de uma funcionária e saiu sem que ela percebesse. Através das câmeras de segurança, conseguiram identificar a placa do veículo que a quadrilha utilizava. 

“As vítimas ligaram para a Polícia Militar passando as características dos envolvidos e pelo rádio a PM comunicou as viaturas da região, na Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves – SP 056 nos deparamos com o carro dos indivíduos e fizemos o cerco”, disse o Sargento da PM Eduardo Chagas. Dentro do veículo foram encontrados cinco celulares, acessórios, além de objetos pessoais que a polícia acredita que são produtos de furtos.

Uma das vítimas, a proprietária de uma joalheria isabelense, contou para a polícia que na sua loja a quadrilha furtou cerca de 36 mil reais em mercadoria: “Ficamos mais tranquilos com esta prisão, mas sabemos que não foram presos todos os integrantes da quadrilha. Esperamos que a PM continue atrás deles para que paguem pelos danos que causaram”, disse.   

O Delegado Titular de Polícia de Santa Isabel, Dr. Carlos Alberto de Oliveira diz que mais de dez inquéritos já foram instaurados contra a quadrilha: “Além do flagrante desta semana continuaremos com o trabalho de investigação para prender todos os membros e quem sabe até recuperar os bens furtados”.  

Raul Rivera Carreno, 44, Joaquim Camargo Ramirez, 56, Anderson Sneyder Martinez, 20, Marlon Steven Acero Pietro, 18 e Linda Brilli Romero, 35, foram presos em flagrante e após registro da ocorrência foram encaminhados a carceragem do distrito policial de Guarulhos. Todos possuem nacionalidade colombiana e moravam no Bairro do Glicério em São Paulo, se condenados a quadrilha pode pegar até 11 anos de prisão. 

 

O Jornal Ouvidor foi o primeiro veículo a noticiar através de sua rede social a prisão dos indivíduos. O vídeo da entrevista realizada com o Sargento Chagas alcançou mais de sete mil e quatrocentas visualizações. Até ontem o vídeo foi visto por mais de 18 mil pessoas e teve 235 compartilhamentos.  Nos comentários publicados na rede social do jornal os internautas parabenizam o trabalho da Polícia Militar.