Pandemia em SP registra redução na transmissibilidade, informa o Governo do Estado

Casos de Covid estão sob controle em SP

Saúde Em 19/10/2020 19:34:30

por Assessoria de Imprensa Governo do Estado de São Paulo

Na 43ª semana epidemiológica do plano SP, 76% da população paulista segue na fase verde. Os índices prosseguem em evolução, mesmo com a ampliação de serviços e maior flexibilização da economia. O estado registra diminuição no número de casos de Covid e mantem evolução geral nas condições de saúde. SP assinalou redução no número de casos, internações e óbitos. No primeiro índice, a queda foi de 11,4%, no segundo, de 20,9%, e em óbitos a queda foi de 29%, em relação à semana epidemiológica anterior. 

As informações foram fornecidas durante coletiva de imprensa realizada hoje (19) no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a participação do Governador João Doria e dos secretários estaduais de Saúde, Jean Gorinchteyn, Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, além do presidente do Butantã, Dimas Covas, e dos titulares do Centro de Contingência do coronavírus, José Medina e João Gabbardo. 

“Temos números positivos também no interior e na Baixada Santista”, informou o secretário Marco Vinholi. “Nestas áreas, houve queda de 14% no número de casos, de 26,5% óbitos e de 25,8% em internações. Na ocupação de leitos de UTI, SP atingiu o menor índice em toda a pandemia, com 40,8% de ocupação em todo o estado.” 

O estado registrou um total de 116 mil pessoas que receberam alta hospitalar. 953 mil pessoas se recuperaram da Covid. 

Vacina do Instituto Butantan 

Durante a coletiva de imprensa, o Governador João Doria anunciou que a vacina contra o coronavírus em desenvolvimento pelo Instituto Butantan é a mais segura em fase final de testes no Brasil. 

Estudos clínicos com 9 mil voluntários com idade entre 18 e 59 anos no país mostram que 35% tiveram reações adversas leves após a aplicação, como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve registro de efeito colateral grave durante a testagem. 

“A vacina do Butantan foi a que apresentou menor índice de efeitos adversos e melhores resultados até o presente momento”, disse Doria. 

Ferrovia paulista recebe investimento de R$ 6 bilhões 

Também hoje na sede do Governo paulista, o Governador anunciou investimentos de R$ 6 bilhões na reestruturação da malha ferroviária no estado. O anúncio faz parte do programa Retomada 21/22, plano para impulsionar a economia. É a maior ampliação da malha ferroviária no estado em cinquenta anos. 

A modernização gerará 134 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão. Grande parte das obras deverá ser concluída nos seis primeiros anos e proporcionará a expansão de capacidade da ferrovia de 35 milhões para 75 milhões de toneladas por ano.