Palestra sobre a importância da prevenção contra a febre maculosa

Na Unidade Básica de Saúde - UBS III Monte Negro

Saúde Em 07/11/2018 12:44:00

por Assessoria de Imprensa da Câmara de Santa Isabel

Nesta segunda-feira (05/11), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, promoveu na Unidade Básica de Saúde - UBS III Monte Negro uma palestra sobre a importância da prevenção contra a febre maculosa.

 

A febre maculosa é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii após a picada de um carrapato Amblyomma Cajennens, popularmente conhecido como carrapato estrela. A capivara e o cavalo geralmente são os animais hospedeiros desse tipo de carrapato. 

 

“As ações de conscientização servem para alertar à população sobre os fatores de risco, contribuindo para a melhora na qualidade de vida”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.                  

 

Na ocasião, o Médico Dr. Helio Komai e a Enfermeira Maria Aparecida, apresentaram aspectos da febre maculosa, formas de transmissão, sintomas mais comuns e medidas de prevenção, além da distribuição de panfletos informativos.

 

Entre os sintomas, estão: febre acima de 39ºC e calafrios; dor de cabeça intensa; conjuntivite; náuseas e vômitos; diarréia; dor abdominal; dor muscular constante; insônia; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.

 

Para a prevenção, é necessário utilizar calças, blusas de manga comprida e sapatos fechados em locais com grama alta; usar repelentes regularmente e verificar todos os dias a presença de carrapatos no corpo ou nos animais domésticos.

 

"Caso o munícipe apresente sintomas, deverá procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para o devido tratamento”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Estela Santana.