PA Barreto de casa nova

Saúde retoma atendimento em novo endereço

Saúde Em 26/10/2018 23:46:51

24h horas depois do inicialmente previsto, a prefeitura de Arujá inaugurou ontem, dia 26/10, o atendimento ao público no Pronto Atendimento do Parque Rodrigo Barreto. O novo endereço é na Rua Rogério de Andrade Santos, a antiga Rua 30, com horário de atendimento das 7h às 19h, de segunda a segunda-feira.        

Médico de formação, o Prefeito José Luiz Monteiro acompanhou as primeiras horas de funcionamento, acompanhado pela secretária de Saúde, Carmen Pellegrino, e a diretora-geral do Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT), organização social responsável também pela administração do PA Central e da Maternidade Municipal, Sonia Márcia de Almeida Albuquerque.

O prédio inicialmente construído para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, recebeu cerca de dois milhões de reais do Ministério da Saúde e R$700 mil de contrapartida da Prefeitura de Arujá. Desde setembro de 2017, o então secretário da Pasta Dr. Messias Covre dizia ao Conselho de Saúde que o Barreto não necessitava de uma UPA, pois o P.A., na opinião dele, atende as necessidades do bairro.

Qualidade

Para José Luiz a população precisa ser bem atendida o que demanda, além de uma infraestrutura nova, a oferta de bons serviços e o bom trato por parte de funcionários.

Sonia Márcia explicou que a adaptação total do IDGT à cidade deve levar mais uns dias, uma vez que o contrato é recente. “Vamos humanizar o serviço e implantar tecnologia por meio de um protocolo eletrônico próprio e integrado nas três unidades”, disse.

A secretária de Saúde destacou que o contrato com a nova gestora permite um profissional da prefeitura atuar como cogestor e isso, segundo ela, vai garantir que a entidade cumpra o contrato e o acolhimento necessário.

IDGT

Os Prontos Atendimentos Municipais (PAs) e a Maternidade Dalila Ferreira Barbosa estão sendo administrados pela nova organização social desde o último dia 19. O IDGT foi o vencedor do chamamento público e possui contrato válido por 12 meses, ao custo total de R$27.112.998,84.