Outubro mais que rosa

Evento de prevenção reuniu profissionais de diversas áreas e muitas emoções

Cidades Em 01/11/2019 22:58:02

por Érica Alcântara

Cerca de 150 pessoas participaram do fechamento da Campanha Outubro Rosa +, realizada pela Prefeitura de Santa Isabel no salão da Câmara Municipal. Neste ano, além do câncer de mama, o trabalho de conscientização focou todo tipo de câncer que acomete o público feminino. Palestras nas unidades de saúde, coleta de preventivo e agendamento de cerca de 1.000 mamografias foram realizadas. 

“Aliás, você sabia que a mamografia é um exame que a mulher tem o direito de fazer mesmo que não tenha prescrição médica? E o tratamento deve ser iniciado em até 60 dias após o diagnóstico”, explicou a advogada Dra. Aretha Marques.

O médico oncologista Jorge Abissamra questionou para a plateia quantas pessoas conheciam alguém que já sofreu algum tipo de câncer, cerca de 35% do público levantou as mãos. “Nossa alimentação, rotina estressante e até a tecnologia fez aumentar estes índices, com a queda da qualidade de vida”, explicou.

A mestranda em Educação Física, Fernanda Morelli, aproveitou para propor mudanças de hábito que fortalecem o corpo e a mente.

Além da brilhante apresentação da Orquestra Municipal de Santa Isabel, o desfile elaborado pelo estilista William Malagres emocionou o público, e as modelos Angélica Barbosa, Creuza Dias, Daniela Cristina, Daniela de Souza, Fernanda Maciel, Rosa Rocha e Ozania Bento deram exemplo de beleza, feminilidade e superação.

O evento contou com a participação da jornalista do Ouvidor, Érica Alcântara, que atuou como cerimonialista e fez a abertura do evento com poesia e reflexões sobre a força da mulher.

Para a Prefeita Fábia Porto, criar a Casa da Mulher e ampliar o atendimento era um sonho que se torna realidade. “Sabemos que podemos mais e estamos no caminho, é uma pena que esta casa não está ainda mais cheia, mas tenho certeza de que aqueles que vieram serão multiplicadores de novos conhecimentos sobre a saúde da mulher”, disse.