Orquestra Isabelense é reconhecida em Cotia

A prefeitura de Santa Isabel suspendeu a Orquestra, mas a admiração do público continua

Cultura Em 23/09/2016 19:13:15

Reportagem: Érica Alcântara

 

Os jovens músicos de Santa Isabel fizeram um belo espetáculo no último final de semana, em Cotia. A convite do colégio particular Desafio, dia 17, a Orquestra de Metais Emef João José de Almeida Filho deu um show para as famílias cotianas desfilando pela principal avenida da cidade.

Maestro Edmar Valinhos parabenizou a todos pela conquista e agradeceu ao colégio que alugou dois ônibus exclusivamente para buscar os jovens músicos de Santa Isabel. “O município de Cotia sabe reconhecer e investir em talento, música e cultura”, diz.

Já em Santa Isabel, a crise econômica provocou uma drástica redução nos trabalhos da orquestra. 50% do projeto está suspenso, de duas aulas por semana, as escolas que sediam o projeto agora abraçam apenas uma aula semanal.  

De acordo com a secretária de Educação, Yone Simões, o recurso destinado a orquestra vem do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, mas os repasses do governo federal reduziram e mal conseguem arcar com os custos da folha de pagamento. “Hoje nós complementamos com recurso próprio”, explica.

Yone acredita que nos próximos meses as coisas podem melhorar, caso contrário estima que na próxima gestão o projeto seja resgatado com força total. “A orquestra melhora a disciplina, a relação entre os colegas e o respeito mútuo, nós esperamos que a próxima administração mantenha o projeto”, finaliza Yone.

Hoje, 24/09, de manhã a orquestra fará a abertura da 11ª Festa da Primavera da Reserva Ibirapitanga e, a tarde, participa da fase regional do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da cidade de São Paulo, que será realizado nesta tarde no Bairro da Penha na Capital. “Os pais dos jovens músicos e a Acaledee estão correndo atrás para conseguir apoio para o projeto e conseguiram os lanches para as viagens. Agradeço o apoio de todos”, finaliza o maestro Edmar.