Núcleo Caboclinhas apresentou obra do poeta Patativa aos alunos de Arujá

Cultura Cidades Educação Em 01/11/2013 10:54:12

O espetáculo “Letras Perambulantes”, do Núcleo Caboclinhas, fez a alegria de mais de 250 crianças nesta sexta-feira, dia 1º. A apresentação faz parte do programa Viagem Literária, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Arujá. 

         Nas sessões, promovidas na Biblioteca Municipal, o público pôde conferir o verso e o reverso do poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, dono de uma vasta e reveladora obra. A montagem contou com música ao vivo, dança e teatro.

Patativa iniciou sua jornada pelo mundo da poesia já na infância, se interessando pelos cordéis que o pai lia e se fascinando pelo universo dos contadores de histórias de sua época. Mesmo tendo pouco frequentado a escola, retratou por meio de poemas a história de seu povo sertanejo. 

         Presente ao evento, a secretária de Cultura e Turismo, Bernadete de Lucena, lembrou que a programação faz parte do calendário cultural da cidade e tem por objetivo inserir os livros e a leitura na vida dos arujaenses. “É muito importante valorizarmos obras como as do poeta Patativa, um mestre de tradições folclóricas, como o cordel e o repente”, disse. 

Próxima edição

A próxima atração do Viagem Literária será dia 7, às 14 horas, quando a cidade recebe Ricardo Filho, autor de textos infantis e juvenis. O escritor Luiz Ruffato é a atração do dia 8. Para conferir as apresentações, basta ir até a Biblioteca, na Rua São Paulo, 110, Jardim Planalto. A entrada é franca. 

 

Núcleo Caboclinhas apresentou obra do poeta Patativa aos alunos de Arujá Os contadores de histórias dançaram e cantaram junto com as crianças

Os contadores de histórias dançaram e cantaram junto com as crianças Espetáculo contou o verso e o reverso do poeta Patativa do Assaré Os contadores de histórias dançaram e cantaram junto com as crianças