Novo Presidente da OAB quer entidade mais combativa

Luis Carlos Correa Leite que advogados como agentes da cidadania e da defesa da população

Cidades Política Em 29/04/2016 13:07:20

 

 

Numa prestigiada cerimônia na Câmara Municipal de Santa Isabel na última quarta-feira, o advogado Luis Carlos Correa Leite foi empossado presidente da 164ª Subseção da OAB – Santa Isabel/Igaratá. No mesmo evento foram empossados todos os membros da diretoria e comissões que conduzirão as atividades no período de 2016 a 2018.

A mesa diretora da cerimônia foi presidida pelo vice-presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Romeu Canton Filho que compareceu acompanhado do secretário geral da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Rodrigo Ferreira Lira. Brindaram ainda com suas presenças o Padre Gabriel Bina, prefeito municipal, a juíza da 2ª Vara da Comarca, Dra. Cláudia Vilibor Breda e o presidente da Câmara, vereador Evaldo Barbosa.

O presidente cessante da subseção, Jorge Luiz de Souza deu boas-vindas ao novo presidente e depois de agradecer a equipe que o acompanhou nos últimos anos destacou o crescimento e o fortalecimento da entidade na região e desejou a Luis Carlos Correa Leite uma gestão de sucesso, tal qual tem sido a sua vida de profissional exemplar.

Depois de dar posse à sua diretoria, Luis Carlos Correa Leite abriu a sua fala recordando as funções da advocacia: “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas” e ainda “promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil”.

- Devemos ser soldados da democracia e da cidadania, agentes ativos e transformadores da sociedade na qual vivemos, disse ele lembrando que o exercício da Justiça, em Santa Isabel, é penalizado pelas dificuldades das instalações: - Nosso fórum não tem elevador. Um contra-senso às exigências da lei que pugna pela acessibilidade. Nossa cidade deve ter vergonha de ter um fórum como esse. O cidadão não é mendigo e cabe à advocacia defendê-lo inclusive das omissões do poder público. O exercício de cobrar que nos cabe, como advogados e membros da OAB, pode resultar em conflitos com os poderes, mas todos eles devem ser vistos como parte do processo de crescimento da sociedade. E nós, advogados, temos de nos mexer.

Depois de afirmar que há 30 anos acompanha a subseção sendo conduzida por excelentes profissionais que o antecederam, aos 64 anos de idade decidiu assumir a responsabilidade como forma de retribuir o muito que a profissão lhe proporcionou. Concluindo, disse que espera que os advogados jovens vejam na sua caminhada um exemplo de determinação porque a vida é como “uma corrida de bastão, uns começam outros acabam sempre em busca de tempos melhores”.

A nova diretoria da OAB empossada é constituída pelos advogados, Vagner Peres dos Santos, vice-presidente; Adriana da Silva Santana, secretária geral; João Paulo Mineiro, secretário adjunto e Adalberto Tadeu Galvão Junior, tesoureiro.

 

Durante o evento pronunciaram-se ainda o Prefeito Padre Gabriel Bina, o vereador e presidente da Câmara Evaldo Barbosa, a Juíza Dra. Cláudia Vilibor Breda e o representante da CAASP.