No Pé do Ouvido

por Redação

Crônicas Em 07/08/2020 21:14:46

ATRASADO – O vereador Gilmar do Mercado resolveu denunciar o não funcionamento de um respirador adquirido pela Prefeitura logo no início da pandemia. Pretendia, como sempre fazem os vereadores da oposição, responsabilizar o Prefeito para o que eles chamam de ineficiência. Chegou atrasado: ele e outros vereadores da bancada de oposição já tinham visitado o Posto de Saúde e ouvido as explicações da técnica responsável pelo aparelho.

ATRASADO 2 – O vereador Juliano, o enfermeiro, já havia até se manifestado surpreso porque na visita que fez ficou sabendo que, além do respirador fixo, a Prefeitura também tem disponível um outro respirador portátil, capaz de resistir durante cinco horas sem reabastecimento.

ATRASADO 3 – Mesmo assim Gilmar postou em sua rede social na o seu discurso de desinformado criticando a administração pelo não funcionamento do equipamento. Levou respostas de todos os lados. O Prefeito Celso Palau afirmou em sua rede social que Gilmar mente para iludir o povo e que, além de mentiroso, é desinformado.

ATRASADO 4 – No dia seguinte da postagem de Gilmar e Palau, a fisioterapeuta Karina Barbosa que, no dia anterior explicou o funcionamento do equipamento, convidou todos os vereadores para retornarem ao posto para ouvirem novamente toda explicação. Pacientemente ela explicou tudo, inclusive esclarecendo que o problema existente não diz respeito ao respirador, mas ao ar comprimido que está com problema, mas dentro da garantia de fábrica, razão pela qual não pode ser utilizado.

CLARA DEMAIS – E foi mais longe: explicou que o ar comprimido é bom e mais barato, mas que os respiradores funcionam também com oxigênio e que, portanto, não falta nada para o atendimento às eventuais vítimas da covid-19. No meio da conversa o vereador Gilmar insistiu dizendo que ficou sabendo que o respirador funciona apenas com ar comprimido.

CLARA DEMAIS 2 – Diante da afirmativa de Gilmar, Karine perguntou como ele ficou sabendo disso e  sem titubear completou: - Só pode ter sido no Google. Fiz quatro anos de Faculdade e estou em minha segunda pós-graduação! Acha que tem razão?

MAIS CLARA AINDA – Indignada Karine recorreu à sua rede social para desabafar: em dolorido depoimento contou que sua trajetória de vida começa exatamente no Posto de Saúde de Igaratá onde sua avó trabalhava e a deixava, aos três anos de idade, durante quase todo o dia porque não tinha com quem deixa-la. – Tenho um amor pelo Posto de Igaratá como minha casa e me revolta esses vereadores que buscam desacreditar o trabalho que tantos fazem com dedicação!

MAIS MENTIRA – Gilmar também esticou dizendo que o dinheiro utilizado para a compra do respirador era uma devolução da Câmara feita também para ajudar no combate ao covid-19. Mais uma desinformação: o equipamento foi adquirido com recursos liberados pela Justiça a pedido do prefeito Celso Palau. É dinheiro que o banco Santander depositou em uma contestação de valor de imposto (ISS) devido à municipalidade.

RÁDIO – Os vereadores de Igaratá estão surpresos com a atuação do terapeuta Roberto Guarda, apresentador do programa “Bom dia, Igaratá” de segunda a sexta, das oito às nove horas da manhã na Rádio Igaratá (91,7 FM). Sem papas na língua o locutor está colocando pingos nos ís de muitas falsidades que andam sendo propaladas pela oposição à administração do município.

RÁDIO 2 – E não são apenas os vereadores da oposição que estão assustados. Até mesmo membros da administração estão se cuidando porque o locutor está fazendo valer o seu sobrenome: Guarda. Está sendo vigilante em tudo o que acontece no município, e não tem poupado ninguém.

CONTRA O TEMPO: Todos os dias o prefeito Celso Palau envia solicitação à Justiça do Trabalho tentando marcar uma audiência de conciliação para definir a forma de pagamento do precatório do médico sem prejudicar a administração municipal. O dia 31 de outubro é a data limite para a negociação. Depois disso: paga ou paga!

CONTRA O TEMPO 2 – Se for obrigado a pagar o município vai ficar sem dinheiro para pagar os salários de todos os funcionários e terceirizados nos meses de outubro, novembro, dezembro e 13º. Além de outros recursos para serviços considerados essenciais. O prefeito Celso Palau está ficando de cabelo em pé. O pagamento do mês de outubro é devido dez dias antes da eleição e termina o prazo para fazer milagre!

PODRE – A caixa de alimentos doada pelo Estado para a população em situação de risco acabou virando problema em Igaratá. Algumas das 508 caixas continham linguiça já deterioradas, impróprias para consumo. O prefeito Celso Palau imediatamente suspendeu a entrega dos alimentos e devolveu as linguiças para o Estado, com documento da vigilância sanitária comprovando o estado deplorável do alimento. Os produtos foram substituídos.

SANTA ISABEL

JUNTA - A prefeitura de Santa Isabel tornou pública, por meio da portaria 19.494/2020, a formação da mais nova Comissão Médica para enfrentamento do COVID- 19. 

JUNTA 2 – O presidente da comissão será Dr. João Paulo Freire (da Sec. de Saúde). Representam a UPA - Unidade de Pronto Atendimento: Dr. Libni Saraiva e Dr. Paulo César Dornelas. Representam a Santa Casa: Dr. Enio Tsuneyochi e Dr. Miguel Habib. Representam a O.S. Sociedade Caminho de Damasco: Dr. Murilo Rainho e Dr. Pedro Plácido. 

DE FORA – Embora a iniciativa de formar uma junta médica, focada no tratamento preventivo, tenha sido do vice-prefeito Dr. Carlos Chinchilla, seu nome não consta da lista de médicos que terão voz na comissão. Aparentemente ele já disse que não se importou, pois a prioridade é o atendimento em saúde e não a política.

DOIS PESOS – Enquanto tem vereador pagando o preço, nem sempre popular, de auxiliar a fiscalização contra os loteamentos irregulares em Santa Isabel. Nesta semana um edil tentou passar panos quentes numa água suja que já tem a visibilidade até da polícia investigativa.

FALTA - Diferente dos entrevistados da semana passada, uma de nossas internautas nesta semana contou como foi seu atendimento na saúde pública, após ser diagnosticada com Covid-19. "Ninguém me atendeu em casa, ou ligou para saber como eu estava, ou o restante da minha família", disse Cristiane Oliveira, em entrevista ao vivo pelo Youtube do Jornal Ouvidor.

FALTA 2 - A reportagem solicitou o relatório de atendimento dessa paciente, questionando por qual motivo não houve acompanhamento dela e de seus familiares, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta nos foi encaminhada.

DE VOLTA – A partir da próxima segunda-feira, 10/08, o expediente da Câmara Municipal de Santa Isabel volta ao normal, no horário compreendido entre 8,00 e 18h. O atendimento ao público e o horário para protocolo de documentos considerados urgentes e endereçados ao Poder Legislativo deverão ser realizados entre 11h00m e 14h00m cumprindo os protocolos sanitários previstos com aferição da temperatura corporal.

DE VOLTA 2 – Mas as sessões continuarão por vídeo conferencia até o dia 30 de agosto, podendo ser revogado ou prorrogado de acordo com as orientações do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura do Município de Santa Isabel e das autoridades sanitárias.