No Pé do Ouvido

por Redação

Crônicas Em 01/11/2019 23:11:28

ARUJÁ

AUDIÊNCIA - Na próxima terça-feira (5/11), às 19h, haverá audiência pública na Câmara Municipal de Arujá para discutir o projeto de Lei nº 217/19 que trata da regulamentação do comércio ambulante na cidade. Público poderá se manifestar.

AUDIÊNCIA 2 - Pelas regras propostas pela Prefeitura, o trabalhador ambulante terá de cumprir uma série de exigências para exercer sua atividade, entre as quais, possuir licença e efetuar pagamento de taxa de ocupação, conforme o Código Tributário Municipal (CTM). A legislação deverá impactar aqueles comerciantes que atuam em locais públicos, como vias de circulação, calçadas, praças e parques.

SEGURANÇA - A vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, propôs a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o motivo pelo qual 39 escolas municipais de Arujá não possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – documento que certifica que as edificações possuem as condições de segurança adequadas contra incêndio.

EDUCAÇÃO - A Prefeitura de Arujá formalizou o pedido de concessão para assumir a administração da Escola Municipal do Retiro. A Prefeitura de Santa Isabel já aceitou. A unidade atende mais de 60 crianças arujaenses e poucos alunos de Santa Isabel. “Tínhamos duas opções: assumir a escola ou garantir vaga em outra unidade de Arujá, possivelmente, no bairro Vila Arujá. Ouvimos a população que, naturalmente, prefere manter as crianças nesta unidade de ensino”, disse Leandro Larini.

IGARATÁ

FAKE – Uma pesquisa divulgada na semana passada sem apresentação dos critérios exigidos pela lei pode se transformar numa tremenda dor de cabeça para seu autor. Segundo a Lei 9504/97, art. 33, parágrafo 4º: “a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime punível com detenção de seis meses a um ano e multa com o valor de 50 mil a cem mil UFIR”. 

FAKE 2 – A brincadeira para tentar alavancar uma candidatura vai ter de ser explicada na Delegacia de Polícia de Igaratá onde alguns partidos políticos já registraram o Boletim de Ocorrência denunciando a fraude. Para uma pesquisa ser considerada legal tem de ser realizada por empresa especializada, ter metodologia, assinatura de estatístico responsável e, em alguns casos, registrada no cartório Eleitoral.

ELEIÇÕES – Por falar em eleições 80% dos eleitores de Igaratá já fizeram a biometria no Cartório Eleitoral. Só no “Ganha Tempo” já passaram mais de dois mil eleitores. Os 20% que faltam podem ainda fazer na cidade. O prazo foi dilatado até o dia 14 de novembro.

CONCURSO – A Secretaria da Educação de Igaratá está promovendo entre os estudantes da rede municipal de ensino um concurso intitulado “Pintando a Sete”. Não é erro não: é pintando as sete letras que, no canteiro de acesso do trevo na D. Pedro I, identificam a cidade. Os estudantes estão apresentando os projetos e os dois vencedores vão ver a idéia reproduzida no local.

CARROS – O prefeito Celso Palau decidiu no final desse mês reduzir a conta dos combustíveis da cidade. Todos os carros passaram a ser guardados em um só lugar e com o odômetro controlado. Os primeiros relatórios sinalizam que o objetivo foi alcançado: já está sendo objeto de economia e o que é melhor: está sobrando carro na administração municipal.

CARROS 2 – A eficácia da medida foi tão eloqüente que Palau quer agora ir mais longe. Determinou a sua assessoria a contratação de uma empresa especializada no monitoramento de veículos. Ele quer saber, em tempo real, quais carros estão trafegando e em que direção seguem. O monitoramento vai indicar inclusive a velocidade dos veículos.

TUTELAR – No próximo domingo (10/11) será realizada na Escola Irmã Paula a prova seletiva para os candidatos ao Conselho Tutelar. Aqueles que forem aprovados terão de disputar a eleição que será realizada no dia 8 de dezembro. A urna ficará no setor da secretaria municipal de Assistência Social ao lado do Terminal Rodoviário.

FESTA DO PEÃO – A escolha do show de Eduardo Costa, o único a ser cobrado durante os festejos de 50 anos de Igaratá, está se demonstrando acertada. O número de consultas a respeito do ingresso está grande e suspeita-se que cambistas já estão enfileirados para entrar em cena. 

SILÊNCIO – A Câmara de Igaratá voltou em sessão extraordinária ontem a chamada “Lei do Silêncio” que regulamenta o uso de sítios e chácaras para a realização de eventos no município. As queixas contra eventos de fim de semana têm sido constantes e pelo projeto de lei em exame pelos vereadores, até medidas em decibéis são monitorados.

ENEM – A Prefeitura de Igaratá vai oferecer neste domingo (3/11) e no próximo (10/11) transporte para os estudantes que estão inscritos para as provas do ENEM. Os ônibus com destino a Jacareí e Santa Isabel partirão às 11h30 do Terminal municipal.

SANTA ISABEL

TCE ADVERTE - Fica a sra. Prefeita Municipal Fábia Porto, NOTIFICADA para que tome conhecimento do Relatório da Fiscalização Ordenada – Transporte Escolar, que contém os apontamentos e resultados verificados no período em exame, e ADVERTIDO de que a falta de adoção de medidas corretivas poderá implicar na emissão de parecer desfavorável à aprovação das contas anuais.

SAÚDE – Reunidos ontem à noite os médicos de Santa Isabel decidiram pela não paralisação do serviço ambulatorial. A paralisação foi cogitada em razão dos constantes atrasos de pagamento por parte da Prefeitura para a Santa Casa, resultando no não pagamento aos profissionais.

COINCIDÊNCIA – Os advogados do legislativo estavam na sala da Promotoria de Santa Isabel quando o vereador Reinaldo bateu à porta. Não se sabe se por coincidência ou se por curiosidade em saber o que se passava lá dentro. Teve de esperar para ser recebido pela Promotora.

DESTAQUE – O vereador Paulinho Investigador ficou impressionado com a desfaçatez do ex secretário de meio ambiente, Reinaldo Nunes, que está sendo investigado por uma Comissão Especial de Inquérito. Durante a entrevista coletiva que concedeu junto com os demais membros da Comissão, destacou várias vezes que as negociações eram feitas dentro da sala da Secretaria.

SAÚDE - A Secretaria de Saúde de Santa Isabel recebeu a informação nesta sexta-feira, dia 01/11, que a empresa SAFE, terceirizada da Caminho de Damasco, tinha a intenção de demitir diversos funcionários. A Prefeitura solicitou que a Caminho de Damasco tomasse as providências cabíveis para proteger os trabalhadores. A O.S. se comprometeu a evitar demissões. 

SAÚDE 2 – A Saúde explica que os pagamentos da Prefeitura para a Caminho de Damasco, estão em análise, “ao mesmo tempo em que existe uma pendência da parte do Executivo com a empresa, também existem glosas (descontos) a serem contabilizados desse montante. Assim, a situação da empresa junto a Prefeitura está sendo analisada a fim de ser regularizada o quanto antes”, informa.

FURTO –  A UBS do Bairro Jd. Eldorado foi invadida na madrugada de sexta-feira, 01/11. O local conta com circuito de câmeras e as imagens já estão em poder da polícia. Um boletim de ocorrência foi lavrado.

MONITOR – A instalação do monitoramento de veículos oficiais gerou reclamações de alguns servidores contrários ao sistema. A iniciativa de instalação de monitoramento dos veículos partiu do secretário de Governo e Administração, Marcelo Arena. “A Prefeita nunca demonstrou desconfiança no trabalho dos servidores, o objetivo principal do monitoramento é garantir a segurança de motoristas e pacientes transportados”, diz Arena.

MONITOR 2 – Para o Secretário de Governo, monitorar os carros garante economia na manutenção dos veículos e de combustível, observando a melhor rota a ser percorrida e postos com melhores ofertas. Desde que o sistema entrou em funcionamento, no dia 28/10, já economizou 20% de gasto com combustível e identificou um veículo a 145km/h na Rod. Presidente Dutra.

MONITOR 3 – Os primeiros relatórios servem de alerta nos cuidados com o patrimônio público e com a vida dos pacientes. “Os limites de velocidade precisam ser respeitados, a principal ferramenta de trabalho de um motorista é a sua habilitação, sem o documento além de não poder dirigir ele fica sujeito a outras punições e por isso precisamos prezar pelos nossos servidores”, diz Arena, destacando: “Sou o responsável por este projeto”.

EMPREGO – 25 certificados foram entregues ontem, dia 01/11, aos formados no curso “Time do Emprego”, ministrado pelas professoras Conceição Aparecida e Rosângela de Lima, na Escola do Trabalho. O curso ensina os alunos a elaborar um currículo; se preparar para entrevistas; reconhecer as próprias habilidades e a adequação de seu perfil no mercado de trabalho. Antes de terminar o curso, duas alunas já conseguiram uma vaga de emprego.