No Pé do Ouvido

por Redação

Crônicas Em 04/10/2019 22:38:24

IGARATÁ

BAIXA – O diretor de cultura de Igaratá, Homero Vallone, pediu exoneração na prefeitura municipal. O pedido foi aceito pelo prefeito Celso Palau com uma única condição: que ele termine o excelente trabalho que desenvolveu frente à secretaria de cultura e no Turismo. O pedido de Homero tem uma origem: foi convidado para ser o diretor de cultura de Santa Isabel.

VALETA – O bloqueio ao tráfego no loteamento clandestino no bairro Rio das Cobras para impedir o acesso foi fechado pelos vendedores dos imóveis. Ao tomar conhecimento o prefeito Celso Palau mandou que a retroescavadeira da Prefeitura retornasse ao local e tornasse a abrir a valeta, desta vez espalhando a terra e ampliando o tamanho do buraco.

OASIS – No olhar dos vereadores da oposição Igaratá é uma cidade maravilhosa, sem nenhum problema. Sem ter o que comentar um vereador usou a Tribuna essa semana para criticar as medalhas entregues pela secretaria de esportes para premiar o desempenho de estudantes em um torneio escolar. As honrarias cunhadas em 2014 foram doadas pelo Sesi ao município.

OASIS 2 – Outra preocupação que afeta a vida dos vereadores no município é a existência do assessor de imprensa da Prefeitura. Em cada sessão diversas manifestações são feitas a respeito do seu trabalho sempre acompanhadas do comentário de que ele não trabalha. Na verdade o que parece é que os vereadores não sabem como funciona uma assessoria de imprensa e nem como deve ser o desempenho dos contratados em cargos de confiança. 

GRAMADO – Uma das assinaturas apostadas em documentos essa semana pelo prefeito Celso Palau vai render mais cem mil reais ao município. É mais uma emenda do deputado Estevão Galvão para a construção de uma quadra de futebol society no centro esportivo da cidade. A quadra terá, além de iluminação própria, grama sintética.

LICITAÇÃO – Será publicado na próxima segunda-feira o edital de licitação para a compra de mais uma retroescavadeira para o município. Palau fez questão que o equipamento seja o mais moderno existente no mercado e com a maior potencia. O produto é fabricado por apenas três empresas no Brasil.

LICITAÇÃO 2 – Outra licitação que será publicada na próxima segunda feira é o investimento dos recursos da primeira proposta feita à secretaria estadual do Turismo dentro do programa município de Interesse Turístico (MIT). O projeto é a reforma completa da praça 30 de Dezembro, com construção de palco e banheiros, além de sinalização turística do município.

LICITAÇÃO 3 – Não nessa semana, mas em breve outra licitação deve ser publicada. É outro projeto desenvolvido em parceria com o Conselho de Turismo para investimento dos recursos do MIT. A revitalização das praças da cidade. Praticamente todas elas receberão um novo paisagismo enfeitando a cidade.

ANIVERSÁRIO – Já está praticamente fechada a programação do aniversário de 50 anos da nova Igaratá. Destaque será a Festa do Peão. Tudo será feito sem investimentos de dinheiro público, mas com despesas cobertas por patrocinadores e a cobrança de ingressos em dois shows. Haverá ainda shows e apresentações com acesso livre.

FRENTE DE TRABALHO – O governo do Estado liberou mais 25 vagas em Frente de Trabalho para Igaratá. Os interessados devem se inscrever a partir de segunda-feira (7/10) na Secretaria da promoção e Assistência Social.

SANTA ISABEL

VAZAMENTO – Continuam acontecendo estranhos vazamentos de processos que correm sob segredo de justiça. Essa semana um jornal conhecido por sua falta de escrúpulo, tomou conhecimento de um caso que tramita na Justiça envolvendo inclusive menores.

DANÇA DAS CADEIRAS – A exoneração do secretário Tiago Pierre da administração municipal provocou o famoso efeito dominó na Prefeitura isabelense. Titular de três pastas sua saída provocou a saída da Angela Sanches da secretaria de Governo para assumir a secretaria de esporte, cultura e a ascensão do diretor, Pastor Junior para ser o titular da pasta de desenvolvimento econômico. 

DANÇA DAS CADEIRAS 2 – O cataclismo administrativo provocou tremores até a administração da cidade vizinha, Igaratá, que perdeu o seu diretor de cultura Homero Vallone convidado para assumir a mesma função em Santa Isabel onde já atuou por vários anos. Homero inclusive conta com a promessa de que, em janeiro, será nomeado secretário da mesma pasta.

TURISTA – A exoneração do secretário Tiago Pierre gerou muita repercussão nas redes sociais. Revoltado, o jornalista está divulgando que foi dispensado de sua função porque é um grande defensor da orquestra municipal. Questionada, a prefeitura de Santa Isabel informou em nota: “Infelizmente algumas pessoas estão aproveitando o sucesso da Orquestra Municipal (antes da atual gestão conhecida como Orquestra de Metais) para promoverem-se”.

TURISTA 2 – Segundo a Prefeitura, a Orquestra vem recebendo um investimento constante desde 2017, incluindo uniforme novo, alimentação, transporte, instrumentos e ampliação com o Programa "Orquestrando Sonhos nas Escolas". E os “servidores citados foram desligados de seus cargos devido a algumas posturas inadequadas que em nada tem a ver com a Orquestra Municipal, que está locada na pasta de Educação e segue com suas atividades normalmente”.

VIAGENS – Um tema que ocupou bastante os vereadores de Santa Isabel na última terça-feira foram as duas viagens da prefeita Fábia ao exterior: China e Rússia. O assunto teve origem em requerimento do vereador Ti Nagate, que ponderou que foram atividades onerosas organizadas pelo Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê) para buscar parceria e investimentos nos municípios. Portanto, concluiu, a população precisa saber quanto foi gasto e quais os benefícios alcançados.

VIAGENS 2 – O tema foi usado por outros vereadores. Paulinho Investigador foi o mais ousado. Disse que os carros utilizados pelos vereadores já rodaram, em quilômetros, várias vezes em volta da terra e nada trouxeram de bom para o município. Concluindo disse que essas negociações internacionais talvez não tenham resultado tão rápidos quanto se deseja, “talvez para a próxima gestão!”.

VIAGENS 3 – Até mesmo o veterano vereador Zico decidiu se manifestar. Foi a Tribuna para dizer que a Prefeita tem mesmo de prestar contas e que, em sua opinião viagens como essas devem ser feitas no início da gestão e não na véspera das eleições.