No Pé do Ouvido

por Redação

Crônicas Em 29/06/2018 22:04:32

ARUJÁ

PILATOS – A secretária de finanças de Arujá seguiu o exemplo de Pôncio Pilatos, lavou as mãos e não quis saber de responsabilizar-se. Faltou em audiência pública para debater na Câmara de Vereadores a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Nos bastidores os parlamentares ficaram estarrecidos quando viram no ofício da Secretária que ela não iria opinar sobre algo que não ajudou a escrever. 

PILATOS 2 – Quem contou a façanha da secretária foi o vereador Renato Caroba que, durante entrevista ao vivo no facebook do Jornal Ouvidor, disse que a secretária de Finanças enviou um ofício para o legislativo avisando que ela não participou da criação da LDO e, portanto, não participaria da audiência.

PILATOS 3 – Em nota a Prefeitura confirmou que a secretária de Finanças avisou por meio de ofício que iria se ausentar. Mas reitera que a ausência se deu por compromissos previamente assumidos. 

LDO - A LDO norteia o orçamento municipal. Também compõe o ciclo orçamentário, junto com o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual. Tudo que o prefeito quiser fazer, construir creche, reformar prédio etc, tudo isso tem que estar na LDO. O legal é que a população pode participar e dar sugestões.

PARQUE – A educadora Graziela Xavier questionou durante a entrevista ao vivo com Renato Caroba sobre a possibilidade de desenvolver um projeto que transforma uma área grande no Bairro Jd. Real em um parque municipal, pois estas áreas de lazer e entretenimento fazem falta em Arujá. 

PARQUE 2 – A reportagem do Jornal Ouvidor fez questão de conhecer esta área no Parque Jd. Real. Antes mesmo de chegar ao local, nos deparamos com uma obra de instalação de rede pluvial, num morro de declive acentuado. Os moradores no entorno assustados, diziam que se começasse a chover a rua inteiro poderia ficar interditada e o trator descer a pirambeira capotando.

PARQUE 3 – Somente dois funcionários públicos estavam no local e não quiseram falar com os jornalistas. Mas a população, que está de olho, disse que sozinhos eram os únicos que não tinham abandonado o serviço, os demais estavam vendo a possibilidade de trocar a instalação de tubos por escada hidráulica. A prefeitura informa que o serviço não oferece risco a comunidade e deverá ser finalizado o quanto antes.

PARQUE 4 – Para a educadora, a área localizada entre as ruas São Paulo e Curitiba, com um pouco de investimento poderia se transformar em uma bela área de lazer. Fato. Um bosque natural cortado pelo Caputera mantém a vegetação do local bem viva. O problema é a sujeira, o cheiro de esgoto e a falta de iluminação pública.

ESTAÇÃO – Uma espécie de subestação de tratamento de esgoto na Rua Curitiba, ainda no Bairro Jd. Real, é uma espécie de piscinão de água podre. A instalação abandonada é fonte de degradação e doenças. Tanto a Sabesp, quanto a Prefeitura, garantem que o local não lhes pertence e não tinham conhecimento do esgoto lançado no Caputera. 

IGARATÁ

BIKE - Igaratá sedia a Top Bike Tour neste domingo, 01/07, a corrida de ciclistas já conta com a inscrição de mais de 100 atletas da região. Participe!

SANTA ISABEL

SOM – A secretaria de Cultura de Santa Isabel abriu novo precedente, ao emprestar o equipamento de som para um bar próximo ao gabinete da Prefeita Fábia Porto, abriu espaço para que qualquer comerciante solicite o equipamento a custo zero. Quanto inovação! Isso pode? 

TV - A Prefeitura de Santa Isabel conseguiu mais um canal digital para a cidade, a TV Cultura HD. O sinal foi ligado na última quarta-feira (28/06) e possui ainda outros dois canais, TV Univesp e Multicultura.

ANIVERSÁRIO – No início da noite de ontem a prefeitura de Santa Isabel divulgou a programação especial de aniversário. Haverá dois palcos cada um instalado nas Praças da Bandeira e Fernando Lopes (Galeria).

PROGRAMAÇÃO - Dia 6/7, sexta-feira, a partir das 20h, na Praça da Bandeira apresentação de DJ. Às 22h show da dupla sertaneja Natanael e Adriano.  Às 0h apresentação de Alan e Amorim. Na Praça Fernando Lopes um DJ se apresentará a partir das 21h.

PROGRAMAÇÃO 2 - Dia 07/07, sábado, às 9h, na Avenida da República, desfile de off Road. Na Praça da Bandeira, às 20h, abertura oficial da festa de 186 anos de Santa Isabel com apresentação da Orquestra Municipal. Às 22h apresentação de Dj’s e bandas locais. Show da dupla Ricardo e Eduardo. No mesmo dia, na Praça Fernando Lopes às 21h com Dj’s, que voltam às 0h, e às 22h com apresentação do grupo Ateliê Banda Show.

PROGRAMAÇÃO 3 – Dia 08/7, domingo, a partir das 8h acontece XIII edição do Concurso de Fanfarras e Bandas (CONFABAN) na Avenida da República, com entrega de premiação às 22h. A partir das 9h, na Praça da Bandeira, serviços gratuitos de massagem; corte de cabelo; atividades infantis etc. Às 19h apresentação da Corporação São Benedito; às 20h Dj’s e bandas locais. Às 0h show da dupla Marcos e Bueno. Na Praça Fernando Lopes a festa começa às 23h com Dj’s e às 0h30 a Banda Coletage.

PROGRAMAÇÃO 4 – Dia 09/07, segunda-feira, às 9h, Encontro de Veículos Antigos na Avenida da República, com show da banda Capitão Taverna. Às 12h, na Praça da Bandeira, entretenimento infantil. Às 15h a Marcha para Jesus sairá do Terminal Urbano em direção à Praça da Bandeira e às 18h será realizado um show gospel no local. 

PROGRAMAÇÃO 5 – Dia 09/07, segunda-feira, às 22h, na Praça da Bandeira, show da banda SAME seguido do grupo AO CUBO, a partir das 0h. Na Praça Fernando Lopes a festa será com Dj’s, a partir das 21h, e com a banda BATUCADA POP às 0h.

PROGRAMAÇÃO 6 – Dia 10/07, terça-feira, no Paço Municipal haverá Cerimônia Ecumênica às 8h, Ato Cívico às 9h e Desfile Cívico às 10h na Avenida da República, com a participação das escolas e entidades municipais. Na Praça Fernando Lopes, às 21h Dj’s, às 22h show da banda Lion Bless e às 0h a Maré Alta. Na Praça da Bandeira, às 20h Dj’s, às 22h apresentação do grupo Samba Novo seguido do show do grupo Art Popular, às 0h.

RODEIO – Um dos destaques da prefeitura é afirmar que a festa conta com o resgate de tradição. Nas redes sociais o povo cobra a principal delas, prometida no ano passado para outubro, mas não cumprida. Para a decepção dos amantes de rodeio, 2018 a promessa também não se realizou. Os custos da festa, nos moldes escolhidos ainda não foram divulgados. Outra coisa que pegou mal é o descuido da divulgação com as bandas locais. Quase anônimas no cartaz que não as valoriza, muitas aparentemente vão tocar gratuitamente, por puro amor à cidade. 

AO VIVO – Na próxima segunda-feira, às 16h, acompanhe no facebook do Jornal Ouvidor o “Momento Legislativo”, um projeto que visa dar a oportunidade do cidadão fazer perguntas para os vereadores de Santa Isabel. “Tornar a Casa de Leis mais próxima da comunidade”, diz o próximo presidente da Câmara, Luizão Arquiteto (PR).

AO VIVO 2 – Nesta semana Luizão falou da sua preocupação com o orçamento municipal. Sugeriu o corte de duas secretarias municipais, a de esportes e a de cultura. Que segundo ele, podem agregar ainda mais valor e somar forças se foram diretorias da Educação. Só a economia com o salário dos secretários já reduziria a folha de pagamento da prefeitura. 

AO VIVO 3 – Durante entrevista ao vivo com Luizão, a prefeita Fábia Porto fez um comentário, mas o assinou como Tiago. Depois que o comentário foi lido, ficou a dúvida de quem administra a rede social da prefeita, ela ou o secretário que imediatamente apagou o engano e postou a mesma frase com seu próprio perfil, de Tiago Pierre? Por via das dúvidas, se tiver que reclamar de algo, melhor falar olho no olho, direto com a Prefeita.

AO VIVO 4 – Também já temos agendado para o final da tarde de terça-feira, dia 03/07, entrevista ao vivo com o grupo Ateliê Banda Show que promete arrasar na sua apresentação de aniversário da cidade. Os demais grupos, se também tiverem o interesse de dar uma demonstração de talento no Ouvidor podem entrar em contato com a gente pelo telefone 11 98904-6228.

TRUCO DA SOLIDARIEDADE - No próximo domingo, dia 08/07, na Quadra do Everton Ribeiro, em Santa Isabel, haverá um Torneio de Truco. Organizado pelos amigos Maurício, Inácio e Josivan, o evento vai angariar alimento não perecível para famílias carentes da cidade. Participe!