No Pé do Ouvido

por Redação

Crônicas Em 26/01/2018 21:48:05

NÃO GOSTOU - O vereador Coquinho não gostou da notícia publicada nesse jornal que narrava a sua condenação, na Justiça, por fraude em licitação quando era presidente da Câmara Municipal de Igaratá. Ele foi condenado a três anos de detenção, com direito a recurso. 

REVIDE - Para revidar a notícia Coquinho entrou na Justiça afirmando que pelo fato do processo estar tramitando em segredo de Justiça a notícia da sentença não poderia ser divulgada. No fundo é o mesmo argumento do ex-presidente Lula, que também não gostou de ver a sua condenação pelo Juiz Sérgio Moro espalhada pelo país. Lula pelo menos fez recurso no lugar certo e não atacou a imprensa.

PODE MAIS - A Câmara de Igaratá aprovou, por resolução, a correção dos subsídios dos vereadores e o salário dos funcionários, mas rejeitou a correção salarial dos secretários do poder executivo. Os vereadores são de opinião que o pessoal do executivo já ganha o suficiente. O reajuste foi de 2,95%. 

NÃO PODE MAIS - Interessante é que os vereadores que votaram contra o reajuste foram praticamente os mesmos que, na legislatura passada, aprovaram o aumento de 100% para os secretários sob alegação de que precisavam ter seus vencimentos atualizados.

MULTA - O carro da Câmara Municipal de Igaratá a serviço determinado pelo vereador Gilmar do Mercado recebeu uma multa de R$ 293,47 por transportar criança no colo dos pais e não na cadeirinha conforme determina a lei. A multa o Vereador diz que vai pagar, mas a pontuação vai para a carteira do motorista. O transporte de pais e de criança para atendimento médico constitui um desvio da função do carro do legislativo: trata-se de assistencialismo proibido por lei.

ASFALTO – Em reunião ontem na Caixa Econômica Federal, o prefeito Celso Palau conseguiu o financiamento para a pavimentação da estrada de acesso ao Bairro Vale das Montanhas e Boa Vista, alternativa da D. Pedro I. No encontro agendado pelo ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaioli, Palau obteve o compromisso de que toda a documentação ficará pronta até junho, para que as obras aconteçam em 2019.

INTERNET GRÁTIS – Nas próximas semanas o prefeito Celso Palau inaugura na Praça 30 de dezembro a internet grátis. Bastará ao cidadão interessado se cadastrar através do celular ou de computador na rede da prefeitura para ter acesso à rede mundial de computadores. Palau quer inaugurar antes do carnaval.

TARIFA – A empresa Viação Arujá, responsável pelo transporte coletivo, enviou para Prefeitura na última semana, um documento solicitando que a passagem municipal sofresse reajuste de 16%, passando a custar R$ 4,70. A Prefeitura analisa o pedido. Enquanto o vereador Rafael Laranjeira (PSB) já se adiantou nas redes sociais e garante que pedirá ao Executivo que congele o valor e engavete a proposta da empresa. 

INSS – Ontem, dia 26/01, celebridades do PR os deputados federal e estadual, respectivamente Márcio Alvino e André do Prado, posaram para fotos no lançamento das obras da Agência do INSS de Arujá, no Bairro Vila Riman. A construção promete levar oito meses.

INSS 2 – A sessão de fotografia se estendeu até Santa Isabel, onde os deputados anunciaram que as obras ficarão prontas em abril deste ano. Os colegas de partido foram chamados para pose, menos o secretário Ti Nagate, que no passado defendeu a obra, muitas vezes sozinho.  

PÁTIO – O Capitão da Polícia Militar de Arujá, Rodrigo Fernandes, anunciou nesta semana que firmou parceria com o Ciretran, Detran e uma empresa privada, e conseguiu liberação para usar o pátio de Santa Isabel como referência. Acompanhe a entrevista completa pelo canal www.youtube.com/jornalouvidor

CRIME AMBIENTAL – Nesta semana um batalhão de Guardas Municipais e policiais militares, foram até o parque do Itaberaba, em Santa Isabel, retomar terras invadidas. A área é de compensação ambiental e pertence ao município de Arujá. Lá, os agentes de segurança junto com funcionários do Meio Ambiente, constataram diversos crimes ambientais, entre eles o corte de árvores nativas, delimitações de áreas e movimentação de terras. Ninguém foi preso.

DAMASCO – O Conselho de Saúde de Santa Isabel iniciou os trabalhos nesta semana. Chamou atenção do público presente que nem o macaco morto encontrado no Bairro Pedra Branca, nem o novo contrato da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, na gestão dos postos de saúde do município entrou na pauta de discussão.

DAMASCO 2 – A empresa apresentou na quinta-feira, 25/01, o seu plano de trabalho ao Conselho. Como em todas as gestões anteriores, a atual está seguindo à risca que não precisa do Conselho para a deliberação de seus contratos, mais uma vez o órgão só foi acionado e a maioria só teve acesso ao plano de trabalho da empresa depois do contrato assinado. O assunto entrou na pauta como informe, nem precisava realmente de deliberação. Em outras palavras, vai ser assim e pronto!

PARCERIA – Uma parceria entre a Prefeitura de Santa Isabel e a empresa Ladeiras Trail, promoveu no domingo, 21/01, uma competição esportiva pelas trilhas do Bairro Pedra Branca. O evento foi benéfico ao turismo, pois atraiu mais de 720 competidores gerou emprego e renda a população local e ainda obteve uma arrecadação de cerca de 800 kg de alimento. 

PARCERIA 2 – No entanto, a quem diga que o evento teve apenas o intuito de promover um ex-vereador, hoje Secretário, e sua família que cedeu o quintal da casa para estacionamento do evento particular. 

SOLIDARIEDADE – Verdade ou não, muitas famílias carentes da cidade deverão ser beneficiadas com o alimento arrecadado, porém não serão as que possuem cadastro na secretaria de Promoção Social, pois a entrega deverá ser feita pessoalmente pela Prefeita Fábia Porto e o seu Secretário, que selecionarão algumas famílias, no decorrer das próximas semanas.

AMBULÂNCIA – O evento esportivo contou com a parceria também da secretaria de Saúde que concedeu uma ambulância do município para ficar de prontidão a qualquer emergência que pudesse surgir durante a competição. Ninguém informou quantos atendimentos foram prestados lá, mas ao que se sabe na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ela fez falta. 

AMBULÂNCIA 2 – Uma família, cujo parente estava internado na UPA após sofrer um AVC, precisava da transferência para a Santa Casa, onde o mesmo faria uma tomografia e em seguida ficaria internado. No entanto, a profissional responsável pela ambulância, explicou para a família que apenas dois veículos poderiam fazer este serviço, um estava em Mogi das Cruzes transportando paciente e outro no evento particular da Pedra Branca. 

AMBULÂNCIA 3 – O secretário da Pasta garantiu que nenhum serviço da Saúde ficou desassistido e que o município possui seis carros em pleno funcionamento para este serviço: “O que houve foi um erro de comunicação, pois há carros no setor disponíveis para o transporte de pacientes da UPA para a Santa Casa”, disse. O paciente foi transportado às 15h, de domingo, mas infelizmente veio a óbito no início da madrugada de segunda-feira. 

TRIBUNAL DE CONTAS – Nesta semana o Tribunal de Contas esteve em Santa Isabel para vistoriar prestações de contas da Saúde e da Educação. O órgão buscou informações a respeito de alguns contratos das pastas referente aos anos de 2016 e 2017, que envolvem na Saúde repasses feitos as empresas Ideal Saúde, Gamp. Na área da Educação o órgão questiona a Prefeitura sobre repasses, feitos em 2016, a Acaledee e a Associação Afro e veio in loco analisar a prestação de contas do Executivo.  

CARNAVAL – Santa Isabel foi um dos poucos municípios da região a confirmar que realizará carnaval neste ano, mas ao que parece faltando apenas 15 dias para a folia, nada ainda foi decidido pela secretaria de Turismo, responsável pelo evento. A reportagem pediu a programação, mas até a publicação desta edição não se disponibilizou a lista de atrações. Arujá confirmou que este ano, não terá carnaval.