No pé do ouvido!

Por Érica Alcântara

Colunas & Opiniões Em 13/05/2017 12:36:39

ARUJÁ

EDUCAÇÃO – O Legislativo de Arujá decidiu convocar audiência pública para o próximo dia 18/5 (quinta- feira) com o objetivo de debater o assunto da sistematização do ensino nas escolas públicas e aprovou o requerimento nº 336/17 no qual a Comissão de Educação sugere suspensão da concorrência pública aberta para contratação do serviço.

EDUCAÇÃO 2 – Alguns vereadores defendem que há erros de digitação no processo e outras já acham caro demais para mais de três milhões com apostilas. Acontece que a proposta vai além das apostilas, envolve a qualificação constante dos profissionais, a unificação do processo de aprendizado em todas as unidades e a informação de dados aberto a toda a comunidade estudantil.

EDUCAÇÃO 3 – Há alguns anos Santa Isabel participou deste mesmo processo de adaptação, na ocasião os professores contestaram. Mudar é mesmo difícil. Hoje, muitos profissionais que eram contrários à medida defendem que a sistematização e unificação do ensino promoveuavanço em todas as escolas da rede.

EDUCAÇÃO 4 – Se você perguntar para uma criança se ela quer tomar vacina, possivelmente ela responderá que não. Professores a favor da mudança, afirmam que a contrariedade dos legisladores está baseada na falta de conhecimento da proposta.

LISTA – O nome da vereadora Ana Poli está na lista dos 500 maiores devedores do município. Ao ser questionada sobre o motivo que levou seu nome para a lista, a vereadora ficou nervosa e solicitou que nenhuma matéria fosse veiculada com o seu nome. “Em tempos de lava jato não sei se as pessoas vão entender. Por que só eu, pergunta para todos os vereadores da época”, exigiu.

LISTA 2 – Em nota a assessoria de imprensa da Câmara respondeu que as dívidas atribuídas a Ana Poli referem-se ao ressarcimento de subsídios recebidos em mandatos anteriores, denominados “Outras Restituições”, referentes ao pagamento por participação em sessões extraordinárias e/ou recebimento de verba de gabinete que, posteriormente, foram considerados irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Esta situação atinge não somente a parlamentar, mas todos os vereadores da época.

LISTA 3 – Continua a resposta: Saliento que parte destes débitos foi parcelado e está sendo devidamente pago e outra parte está sendo contestada judicialmente. Em algumas ações, inclusive, com sentença favorável pela extinção dos mesmos. Vale ainda ressaltar que estes valores não estão relacionados a dívidas tributárias. Além disso, a vereadora foi candidata e eleita sem qualquer restrição do Tribunal Regional Eleitoral, provando estar em situação regular.

LISTA 4 – Quem não deve não teme, por isso é desnecessário tanto nervosismo. Outro integrante da lista é o secretário de Obras Ciro Doi. A assessoria de imprensa da prefeitura informa que o secretário os maiores contribuintes em débito com o município têm as dívidas cobradas junto ao Departamento de Execução Fiscal, independentemente de quem seja.

LISTA 5 – Para garantir o direito à privacidade dos da dos e não infringir a Lei, a Prefeitura não divulga dados fiscais de nenhum contribuinte. Sobre a possibilidade do secretário trabalhar voluntariamente para acertar suas dívidas com o município, a resposta é que todos os secretários municipais recebem os vencimentos normalmente, de acordo com os dias trabalhados no mês vigente.

 

IGARATÁ

INVEJA - Alguns estudantes que estavam no plenário da Câmara de Igaratá, durante a ealização da última sessão, ficaram indignados com o comentário de uma professora, que estava no local, e que teria afirmado em voz alta, para ser ouvida, que os estagiários da Prefeitura são todos uns “burros e incompetentes”.

INVEJA 2 -Bom, a capacidade dos estagiários ainda precisa ser averiguada e terão o tempo de duração do estágio para demonstrar se possuem ou não qualidades. Mas, em relação à dita professora, ainda bem que somente em relação à ela e não em relação aos demais professores ou todos os professores, tomando por empréstimo a sua frase, anda faltando bastante educação e também respeito para com outras pessoas.

INVEJA 3 -Pelo menos estagiário ainda dá para corrigir, aliás, isto é uma das funções do estágio, agora com profissional já formado, ainda mais como professor, fica difícil. Isso fica demonstrado especialmente pelo comentário dela eivado de preconceito e de inveja.

REMÉDIO - Está programada para a data de 01 de junho a implantação do Projeto Farmácia 24 horas pela Prefeitura de Igaratá. A partir desta data, a farmácia municipal não fechará mais as portas, trabalhando 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados para o atendimento à população.

CONCURSO - Tem sido muito grande a solicitação de informações para inscrição no Concurso Público promovido pela Prefeitura de Igaratá, para o preenchimento de seis vagas de professor PEB I e uma de Auxiliar de Desenvolvimento Pedagógico (ADP). Igaratá aprovou o ano passado uma legislação bastante criteriosa para dar transparência à realização de processos seletivos e concursos.

TRANSPARÊNCIA - Como exemplo do zelo pela aplicação e sigilo das provas, o gabarito será divulgado imediatamente após a realização do exame e as provas serão lacradas na presença dos candidatos na sala e levadas para a correção imediata, em local com acesso ao público para fiscalização e ainda com a gravação, em vídeo, de toda a correção. Na região nenhum outro Município conta com um aparato semelhante, tão eficiente, para evitar qualquer tipo de especulação.

DEMISSÃO - O diretor Osni Priante Mendes, pediu exoneração de seu cargo de Secretário de Educação de Igaratá, por motivos particulares e de saúde em sua família. Com a saída de Osni, o cargo de Secretário de Educação está sendo ocupado interinamente pelo supervisor de ensino, Prof. Mauro Teixeira.

EMERGENCIAL – Ao justificar à reportagem do Jornal Ouvidor os motivos de ter feito compra com dispensa de licitação quando era presidente da Câmara de Igaratá o vereador Coquinho disse que era preciso construir o toldo de qualquer maneira pois, quando ocorria chuvas de vento, a porta de ferro do Palácio Moacir Prianti, “ficava toda molhada”.

 

SANTA ISABEL

PODEROSO – Emenda no regimento interno da Câmara de Santa Isabel aprovada por unanimidade pelos vereadores deu todos os poderes ao presidente da Casa, vereador Alencar Galbiati. A Mesa administrativa passou a ser uma figuraconsultiva, minada dos poderes.

PODEROSO 2 – A partir da decisão tomada em sessão extraordinária na última terça-feira quando um dos membros da Mesa discordar das matérias apresentadas pelos demais, terá de justificar seu voto, por escrito, e o tema será levado a Plenário para votação.

PODEROSO 3 – A alteração no regimento interno deu todo poder ao Presidente da Casa que pela nova redação terá dois grupos onde se apoiar: se perder em um tem o apoio do outro. Esse arranjo nasceu em decorrência do rompimento do chamado G5, composto pelos vereadores Reinaldo, Ti, Gabriel da Água, Marquinhos Pelikan com o líder Alencar.

CONVINCENTE – Segundo os vereadores dissidentes o argumento que os levou a aprovar a emenda no regimento interno foi que, se votassem contra, perderiam todas as regalias que possuem em razão de participar da Mesa.

DESPEDIDA – O engenheiro André Luis Couto que desde janeiro de 2016 gerencia a unidade da Sabesp em Santa Isabel foi designado para atuar em São José dos Campos, onde reside. Para seu lugar foi nomeado Rogério Aparecido Camargo que até a última sexta-feira, dirigia a unidade de Igaratá. Eliezer Oliveira sucede a Rogério na direção da empresa em Igaratá.

MOÇÃO – Ao subirem na tribuna para ressaltar a importância da aprovação unanime dos vereadores por uma moção de aplausos ao pastor Israel da Fonte pelo aniversário de 30 anos de seu ministério em Santa Isabel teve vereador que falou demais. Para Marcio Pinho e Ademar Barbosa aprovar a moção de aplausos foi a ação mais certa que os edis fizeram nestes cinco meses de vereança.A câmara está comprovando que moções valem mais que ações e fiscalizações.

CRIME AMBIENTAL – Ao criticar em tribuna que as obras de interligação entre as represas Jaguari – Atibainha, não trazem nenhum benefício para Santa Isabel, Marcio Pinho declarou que o Estado comete descaradamente um crime ambiental: “Estamos assistindo passíveis a isso sem exigir nada em troca, nenhuma benfeitoria ao nosso município. No final vamos ganhar mesmo é uma banana do governo”, disse.

MENINO DE OURO – O presidente da Câmara Alencar Galbiatti fez questão de ressaltar durante a última sessão o quanto a Câmara foi unanimente favorável a contratação do primeiro cavalheiro, Celso Rossetti, ao cargo de secretário de Gabinete, da esposa e Prefeita, Fábia Porto. “Ele veio para estreitar a relação entre a Prefeitura e a Câmara e está fazendo isso melhor que seu antecessor”, disse, referindo-se ao hoje secretário de Esportes, Tiago Pierre.

MENINO DE OURO 2: Alencar fez questão de ressaltar que a Câmara está de olho nos outros secretários que ele faz questão de chamar de “Forasteiros”. “Não vamos dar trégua a estes que a gente sabe que moram em outra cidade e trabalham na nossa. Acredito que a cidade pode muito bem ser gerida só por oito secretarias e defenderei isso até o fim”, pontuou.

MENINO DE OURO 3: Ao defender também em tribuna, a contratação de Celso Rossetti, o vereador Paulo Berto, confessou que ao assinar o papel, favorável a contratação ainda estava receoso: “Estava com receio, mas agora estou muito orgulhoso de ter colocado um menino de ouro no gabinete”, disse.