No pé do ouvido!

Por Érica Alcântara

Colunas & Opiniões Em 28/05/2017 08:32:51

ARUJÁ 

CALOU O FANFARRÃO – A vereadora Cris do Barreto deu uma lição de força, coragem e segurança no uso da tribuna da última sessão de câmara de Arujá. Chamou a atenção do colega Paraíba Car que adora fazer uso da palavra para gritar e fazer algazarra, pagando de bom moço. “Mas que não aparece nas reuniões das comissões e ainda mantém parentes como funcionários da Casa de Leis, num evidente caso de nepotismo”. 

CALOU O FANFARRÃO 2 – Paraíba revidou dizendo que não consta na folha de pagamento os seus afilhados. Aparentemente insinuando que laranjas assinam como prestadores de serviço, enquanto os parentes do vereador são mantidos com verba do seu gabinete. Fantasmas na Câmara de Arujá. 

DESATUALIZADO – Paraíba sempre carrega documentos que garante ser denúncias para o ministério público. A Cris aproveitou a ocasião e sugeriu que o colega se atualize uma vez que os documentos pertencem a legislaturas da época de abolição da escravatura. 

COMPETÊNCIA – Professora Cris falou o nome da irmã que trabalha na prefeitura na secretaria de meio ambiente e destacou que ela ocupa cargo no executivo por competência e não por indicação. Sem medo, pediu ao colega para ter o mínimo de decência. “Eu não preciso pagar ninguém para falar mal de ninguém na internet”. 

DENÚNCIA – Professora Cris disparou, garante que pedirá via requerimento, explicações ao executivo dos motivos que levaram um vereador a marcar presença na lista dos 80 maiores devedores do município. 

DENÚNCIA 2 – A vereadora quer saber por que uma oficina mecânica está instalada dentro de Arujá, numa área de proteção permanente ambiental e os fiscais da prefeitura ainda não tomaram providências. A oficina aparentemente está em cima do Rio Baquirivu numa afronta a legislação ambiental. “Não faço escarcéu, não uso a tribuna como palanque. Sou estreante, mas não sou covarde, sou professora e tenho orgulho de ser e trabalhar há 19 anos para a comunidade”.

 

IGARATÁ

 ENGANA QUE TEM QUEM GOSTE! - O vereador Coquinho, diante da notícia publicada no Ouvidor de que foi condenado pela Justiça a uma pena de três anos de detenção, por fraude na licitação para a compra de um toldo da Câmara municipal, teve a reação mais inusitada possível. Resolveu negar a realidade e dizer que a sentença não existia e que o jornal Ouvidor era mentiroso. 

E AGORA, COQUINHO? - A notícia da condenação é real, verdadeira e foi proferida na Ação Penal nº 0000724- 39.2014.8.26.0543, que tramita na 1ª Vara Criminal de Santa Isabel e na qual são partes, o Ministério Público como autor e Coquinho como réu. E bastava Coquinho ir até o Fórum e verificar a sentença que lhe condenou, mas quem sabe, ficou com receio de ir e ficar por lá mesmo. 

E AGORA, 2 - E se existe um mentiroso nesta história toda, é ele, Coquinho, que nem capaz de reconhecer a própria condenação teve, preferindo ao invés de enfrentar averdade, que lhe é desfavorável, achar um culpado para os seus atos. Pode dizer que a pena foi substituída por pagamento de mais de 19 mil reais e serviços comunitários. 

E AGORA 3 - Como Coquinho terá que prestar serviços comunitários, bem que a Justiça poderia determinar que ele limpasse o toldo do prédio da Câmara todo dia, para ver se aprende a lição. 

DANÇOU - Alguns dias atrás a diretoria do Igaratá Social Clube resolveu realizar um baile sem alvará da Vara da Infância e Juventude. Resultado, o tal baile foi embargado pelo Conselho Tutelar, horas antes do início e passaram vergonha à toa, pela pura teimosia.

 13º JÁ - A Prefeitura de Igaratá realizou o pagamento da primeira parcela do 13º salário de todos os servidores municipais. O pagamento poderia ser realizado até 30 de novembro. A opção pelo adiantamento além de atender ao pedido de grande parcela dos próprios servidores, ainda acrescenta um bom valor de recursos na economia local, o que é ótimo em tempos bicudos de crise. 

CASA NOVA DA SAÚDE - O Centro de Saúde de Igaratá já está atendendo em novo local, no centro da cidade ao lado da Rodoviária. As instalações antigas foram totalmente desocupadas para o início de uma ampla reforma, que irá presentear a população do município com uma das mais modernas e eficientes instalações de saúde de todo o Vale do Paraíba. 

CONCURSO - Encerradas as inscrições para o concurso que a Prefeitura de Igaratá está promovendo. Foram contabilizados os seguintes números: para as vagas de professor PEB I, foram inscritos 551 candidatos e para a vaga de Auxiliar de Desenvolvimento Pedagógico, foram contabilizados 49 inscritos. A disputa por uma das vagas não vai ser fácil para ninguém. 

DIÁRIO OFICIAL - A partir do dia 1º de junho não será mais rodado a versão do jornal em papel. O leitor poderá acessar o Diário Oficial pelo site da Imprensa Oficial, que desde 2008 já disponibiliza pela internet todo o acervo do DO gratuitamente, num sistema de busca simples e eficiente. Até mesmo as primeiras versões impressas, de 1891 estão digitalizadas para pesquisa. 

 

SANTA ISABEL 

PMDB – Celso Rosseti, marido e secretário de Gabinete da Prefeita Fábia Porto, assumiu nesta semana a presidência do PMDB no qual é filiado desde 2016. MIT - O governador Geraldo Alckmin sanciona, na próxima terça-feira, as primeiras 20 cidades paulistas que vão se transformar em Município de Interesse Turístico (MIT). A sanção ocorre depois que essas cidades tiveram seus pleitos aprovados pela Assembleia Legislativa e pela Secretaria de Turismo. MIT 2 - Segundo o secretário de Turismo, Laércio Benko, até o final deste ano, outras 120 cidades devem receber o título de MIT. Com isso, cada uma dessas cidades pode receber anualmente cerca de R$550 mil para investimentos em obras destinadas ao setor de turismo. 

MAGOADO – Quem não sabe perguntar fica sem resposta. Tem impresso que na falta de pedir informação diz que é a incompetência é da assessoria. Entre os jornalistas fica a dúvida: falta gentileza, competência ou educação? 

MEDALHA – Estava tudo certo para que a secretaria de Esportes de Santa Isabel ajudasse a equipe da União Ciclística Isabelense (UCI) com a doação de medalhas com emblemas da bandeira da cidade, para a realização do evento Treinão 5KM que ocorrerá no próximo dia 11 de junho. Na última hora, a Secretaria resolveu mudar a premiação e dar uma medalha de honra ao mérito feita com um material de baixa qualidade. 

MEDALHA 2 – Na semana passada a Secretaria voltou atrás e vai dar suas melhores medalhas aos competidores do Treinão 5KM. Até agora ninguém conseguiu entender qual o pretexto da secretaria em querer trocar as medalhas da doação, sendo que a equipe organizadora está investindo do próprio bolso na compra e confecção de kits personalizados da competição o que não está sendo barato, mas segundo eles vale a pena, uma vez que muitos turistas virão participar do Treinão. 

GAMP – Estava previsto para semana que vem a saída definitiva do Grupo de Apoio a Medicina Preventiva (GAMP) da administração dos Postos de Saúde de Santa Isabel, no entanto o grupo ainda terá mais 30 dias para colocar seus mais de 70 colaboradores em aviso prévio para ai sim o contrato ser oficialmente quebrado.

 GAMP 2 – De acordo com a secretaria de Saúde, o prazo se faz necessário para respeitar os trâmites jurídicos. Acontece que se dado mais 30 dias ao Grupo será exatamente o prazo para o término legal do contrato previsto para o início de julho, assim a GAMP pode até sair sem receber nenhuma punição do Executivo mesmo diante de todos os problemas que a administração causou nos postos de saúde com os constantes atrasos de pagamentos de salários e fundo de garantia dos seus funcionários e outros serviços básicos. 

GAMP 3 – Certo é que a direção da própria GAMP está contando vantagem e garante que a Prefeitura os procurou a fim de renovar por mais um ano o contrato com o grupo. Se é verdade ou não ninguém sabe, porém segundo informações, os trâmites para a nova licitação ainda sequer foram iniciados. 

GAMP 4 – Se o grupo causou tumulto no início do ano nos postos de saúde, gerando inclusive paralisação dos serviços nas unidades, já acertou todas as suas pendências com os seus colaboradores e prestadores de serviço. Os fundos de garantia de alguns funcionários que estavam atrasados há mais de oito meses já foram todos depositados. 

SAMU – A possibilidade de Santa Isabel passar a fazer parte da regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mogi das Cruzes agradou alguns, mas gerou descontentamento em outros. O debate sobre o assunto virou discussão ontem na reunião do Conselho Municipal de Saúde. Célia Brito atual coordenadora do SAMU na cidade queria propor a deliberação ainda ontem do conselho sobre a contratação do Consórcio o que não foi aceito pelos colegas

SAMU 2 – Embora tenha sido decidido ontem que o Conselho fará uma extraordinária na próxima semana exclusivamente para deliberar sobre a contratação ou não do consórcio, a Prefeitura de Mogi das Cruzes já confirmou no início do mês que a Santa Isabel já foi agregada ao Consórcio composto por outros cinco municípios. Parece que mais uma vez o Conselho que deveria ser consultado previamente dos interesses do contratação da Saúde, está sendo procurado só depois de qualquer decisão tomada pelo Executivo. Ao invés de ser um órgão deliberativo o Conselho de Saúde está sendo mesmo é um Conselho figurante.