Na sede da ONU, em Nova York, SP reconhecerá empresas que valorizam a contratação de pessoas com deficiência

Empresas nacionais e internacionais públicas ou privadas serão prestigiadas no dia 3 de dezembro, às 10h

Política Empregos Saúde Educação Economia & Negócios Em 03/12/2018 12:19:19

por Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

No Dia Internacional da Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, das 10h às 13h, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo promoverá o “II Prêmio Reconhecimento Global - Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência”, na sala de conferência 11 da sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional das pessoas com deficiência, a iniciativa irá reconhecer e estimular empresas nacionais e internacionais públicas ou privadas a aperfeiçoarem seus programas relacionados à diversidade humana. O evento contará com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella. Para mais informações, acesse o site http://www.pmeri.org/. 

            As empresas selecionadas nesta segunda edição do Prêmio que estiverem presentes na cerimônia de premiação em Nova York terão a divulgação do reconhecimento internacional em diversos canais, como também suas experiências relatadas em uma publicação digital com vídeos das práticas finalistas elaborada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro de Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. "Promover esta ação na sede da ONU é a materialização do pioneirismo das ações do Governo do Estado de São Paulo na inclusão das pessoas com deficiência. É o Estado de São Paulo disseminando o respeito às diferenças e a luta por equiparação de oportunidades para o mundo", destaca a secretária Linamara Rizzo Battistella.

Nesta edição, a Secretaria contou com a colaboração de diversas agências internacionais tais como: K4D(FRAmericas) Knowledge for Development; Global Initiative for Inclusive Information and Communication Technologies – G3ict; International Council for Caring Communities INC. - ICCC; International Disability Alliance - IDA; Organização Internacional do Trabalho - OIT; RUH Global Communications; ESSL Foundation; World Institute on Disability – WID; Red Latinoamericana de Personas con Discapacidad y sus Familias - RIADIS; UN Global Compact; Rede Brasil do Pacto Global, bem como das Câmaras de Comércio e Indústria dos seguintes Países: Espanha, Alemanha, Canadá, México, e dos Estados Unidos.

           Em 2014, a pasta lançou no âmbito do Estado de São Paulo o “Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência”, que teve este ano a sua quinta edição.  A primeira edição do “II Prêmio Reconhecimento Global - Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência” aconteceu em 2016 durante o décimo aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na véspera do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência na sede da ONU em Nova York.

O Brasil tem hoje, cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são mais de 9 milhões. Uma em cada cinco pessoas com deficiência do país está no Estado de São Paulo, cerca de 20% da população.