Mutirão resulta em 68 exames de Papanicolau e Mamografia

As chances de cura são maiores quando as doenças são diagnosticadas e tratadas precocemente

Cidades Saúde Em 29/10/2013 06:01:41

O mutirão de prevenção do câncer de colo de útero e de mama promovido sábado (26/10) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mirante resultou na realização de 35 exames de Papanicolau e no agendamento de 33 Mamografias.

A iniciativa visa evitar o aumento do número de casos de câncer de mama e do colo do útero. Outro objetivo é diminuir a demanda de mulheres que ainda não fizeram os exames, tendo em vista que as chances de cura são maiores quando as doenças são diagnosticadas e tratadas precocemente.

Simples e gratuito, o exame é a principal estratégia para detectar lesões antes que a mulher comece a ter sintomas. Sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo, reduzindo a incidência e mortalidade por câncer.

Para atingir um número ainda maior de pessoas, a cada mês o mutirão da Secretaria Municipal de Saúde segue para outras localidades. A campanha tem uma próxima etapa no dia 9 de novembro, na UBS Nova Arujá. Em 7 dezembro, a ação acontece na UBS Jardim Real.

O atendimento é sempre das 8 às 13 horas, sendo que o Papanicolau é para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e a Mamografia para mulheres de 40 a 69 anos de idade. Para realizar o exame ou agendamento, é necessário apresentar RG, cartão SUS e comprovante de residência.

Cartão SUS

Paralelamente à campanha de Papanicolau e Mamografia, a Secretaria de Saúde promoveu na UBS Mirante o mutirão do Cartão SUS. Todos os integrantes da família puderam fazer o cartão ou mesmo verificar se ele está atualizado para facilitar o acesso às consultas. 

Próximas etapas do mutirão: 

Local                                  Data

 UBS Nova Arujá                09/11

UBS Jardim Real                07/12