Mutirão da Saúde acontece neste sábado no Jardim Emília

Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas de forma adequada, têm grandes chances de serem curadas do câncer do colo do útero.

Saúde Em 30/09/2013 06:17:35

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Emília realiza neste sábado (05/10) o mutirão de Papanicolau e Mamografia. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação acontece das 8 às 13 horas e tem o objetivo de evitar o aumento do número de casos de câncer de colo de útero e de mama.

Na unidade, localizada na Rua Oscar Schiavon, nº 390, serão feitos agendamentos para a Mamografia (para mulheres entre 40 e 69 anos) e coleta para o exame de Papanicolau (25 a 64 anos de idade). A moradora deverá apresentar RG, cartão SUS, comprovante de residência e cartão da UBS.

Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas de forma adequada, têm grandes chances de serem curadas do câncer do colo do útero, que é o segundo tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. O exame é simples e rápido.

Já o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer ao mostrar lesões em fase inicial. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

 

Cartão SUS 

 

Neste sábado, a UBS Jardim Emília também fará o cadastro dos usuários que ainda não possuem o Cartão SUS. Para ser cadastrado, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde (4655 2871).