Mulheres de força e de lenço

Santa Isabel faz homenagem para as mulheres com campanha de prevenção contra o câncer

Cidades Em 08/03/2019 23:12:45

Na sexta-feira, dia 08/03, a Prefeitura de Santa Isabel realizou o evento intitulado “Divas de Lenço” em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Cerca de 3.000 lenços foram doados em apoio a este projeto que reuniu na Câmara Municipal cerca de 130 mulheres de idades e gerações diferentes.

80% do público era mesmo feminino e a Prefeita de Santa Isabel Fábia Porto, única mulher eleita da região do Alto Tietê, discursou em tom de desabafo entre donas de casa, empresárias, educadoras, líderes de bairro, vereadoras (es), secretárias e diretoras municipais.

Aparentemente inspirada no pensador libanês Nassim Nicholas Taleb, autor do livro “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos”, Fábia destacou que vem enfrentando ao longo do seu mandato críticas e perseguições, muitas vezes baseadas na ideia de que por ser mulher é frágil e vai desistir. 

Nassim defende que o caminho do antifrágil é encarar os eventos adversos de frente e se aperfeiçoar diante deles. O pensador diz que o verdadeiro líder não camufla as vulnerabilidades, as reconhece e trabalha para aperfeiçoar-se. E foi este o recado que Fábia emitiu: “Estou vivendo o melhor momento da minha vida, por que tenho a honra de representar o meu povo no trabalho. E, quando em casa, após 12h/14h de serviço me permito tirar o salto alto e cuidar do meu lar, ser mãe, avó e dona de casa”, disse.

A Prefeita contou um pouco da história do Dia Internacional da Mulher, da importância das mulheres se posicionarem na sociedade e destacou, com notória emoção, que muitas foram aquelas que no passado lutaram pelo direito ao voto e o poder de escolher o destino de suas cidades, estados e país.

Fábia aproveitou a oportunidade e anunciou a nomeação da vereadora suplente Vera Lúcia de Lima Silva como Diretora da Diretoria das Mulheres e da Família, projeto que visa ampliar as políticas públicas voltadas para as mulheres.

Além de Fábia, discursaram no evento os secretários: de Saúde, Estela Santana e de Assistência e Promoção Social, José Heleno; a vereadora Patrícia Simão e a Psicóloga Renata Vargas que fez uma palestra sobre “Saúde Emocional da Mulher”.

Maria da Gloria Guimarães e a secretária de Gabinete Maria Ângela Sanches emocionaram o público com seus depoimentos sobre a luta contra o câncer. Em 2018, foram registrados em Santa Isabel 15 novos casos de câncer de colo de útero e um de câncer de mama.