Mirante terá mutirão de Papanicolau e Mamografia neste sábado

Saúde Em 23/10/2013 02:30:16

A Unidade Básica de Saúde do Mirante (Estrada do Kondo, nº 712) promove neste sábado (26/10) o mutirão de Papanicolau e Mamografia da Secretaria Municipal de Saúde. A ação acontece das 8 às 13 horas e o objetivo é evitar o aumento do número de casos de câncer de colo de útero e de mama.

Na unidade serão feitos agendamento para a Mamografia (para mulheres entre 40 e 69 anos) e a coleta para o exame de Papanicolau (de 25 a 64 anos de idade). Para realizar o exame ou agendamento, é necessário apresentar RG, cartão SUS, comprovante de residência e, se possuir, cartão do posto.

Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas de forma adequada, têm grandes chances de serem curadas do câncer do colo do útero, que é o segundo tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no País. O exame é indolor, simples e rápido.

Já o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer ao mostrar lesões em fase inicial. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

As próximas edições do mutirão já estão agendadas: UBS Nova Arujá em 9 de novembro e UBS Jardim Real em 7 de dezembro. O atendimento é sempre aos sábados, das 8 às 13 horas. Outras informações pelo telefone 4652 1079. 

 

Data           Horário         Local           Endereço 

26/10        8 às 13h      Mirante        Estrada do Kondo, nº 712