Milano é a capital da moda e do sabor

por Mauro e Tati

Mulher Turismo & Natureza Cidades Em 25/03/2015 05:32:33

Ciao Amici,


Cada dia que passa nos apaixonamos mais pela Itália. Dessa vez estivemos em Milão, capital da moda e do desing, e sede da EXPO MUNDI 2015. Uma exposição que ocorre a cada 04 anos reunindo por 6 meses um pouco da cultura, gastronomia, história, tecnologia de todos os países do mundo reconhecidos pela ONU. Por ironia do destino (pra nós, rs) este ano o tema da EXPO Milão será alimentação destes países, uma pena não estarmos aqui para acompanhar. A exposição vai de maio a outubro de 2015 em uma área especialmente construída para esse fim nos arredores da cidade. Quem sabe a gente não consegue retornar...


Mas voltando ao nosso giro milanês, com nosso amigo Felice, estivemos na região do Oltrepò Pavese, onde são produzidos os vinhos das uvas típicas Barbera e Bonarda. Por lá visitamos a vinícola de seu amigo de infância, Sr. Gabrielle e sua simpática mãe. A verdadeira “Nona” italiana que se apaixonou pela Tati a primeira vista (ela até nos convidou para passar o próximo verão em sua casa de veraneio em Cinque Terre).


Os vinhos da Cantina Rebollini, foram uma grata surpresa especialmente as versões levemente frisantes dos clássicos Bonarda e Barbero. Vinhos “leggeros”, aromáticos e encorpados com um leve toque fresco. Um pouco diferente do que estamos habituados, mas incrivelmente saborosos e prazerosos.


Em Milão, andamos um pouco sem direção até encontrar o Duomo, catedral gótica exuberante do século XII com suas 135 agulhas apontando para o céu, seus 52 pilares internos monumentais e suas esculturas espetaculares impressionantemente realistas, especialmente a de San Bartolomeo que pra nós, é parada obrigatória. E se você tiver animo de enfrentar algumas centenas de degraus vale muito a pena fazer a subida ao telhado da catedral pra ver de perto os adornos em estilo gótico e ainda ter uma vista sensacional da cidade.


Além dos vinhos e da beleza arquitetônica, outra coisa nos chamou a atenção por aqui, um conceito diferente de supermercado com produtos 100% nacionais. Imagine um local onde você encontra apenas produtos do seu País, isso mesmo, em plena Europa plural e invadida pelos Chineses, existe um mercado onde se compra toda a sorte de produtos mas principalmente alimentícios além de vinhos, queijos, livros, utilidades domésticas, etc,etc somente da Itália você ainda pode jantar em excelentes restaurantes que utilizam produtos vendidos no local, ao som de uma banda de Jazz em um palco suspenso no meio do mercado de quatro andares, locais para aulas de culinária, eventos, e atrações que você só encontraria em um centro de entretenimento de grande porte.
Bom, andiamo para Toscana. Nosso próximo, e duríssimo capitulo.


Arrivederci.

 

Veja mais no endereço eletrônico: http://panelasetacas.blogspot.com.br/