Meio Ambiente adverte sobre riscos gerados pelas queimadas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente adverte que as queimadas geram prejuízos não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde das pessoas

Turismo & Natureza Em 12/05/2016 10:50:29

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Arujá

 

Incêndios podem ser provocados por diversos fatores, desde fenômenos como descargas elétricas até ações de pessoas que usam fogo para limpar terrenos baldios e eliminar lixos, ou que arremessam pontas de cigarro na vegetação em períodos de pouca chuva.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente adverte que as queimadas geram prejuízos não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde das pessoas.

O responsável por esse tipo de ação está sujeito à punição. Segundo a lei de crimes ambientais (9.605/98), causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana - ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, pode levar à pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

Entre os problemas ambientais causados pelas queimadas estão o aumento da temperatura global, fator que altera quantidade e distribuição das chuvas; poluição do ar; perda de áreas florestadas; e a destruição de habitats naturais.

Em relação à saúde, a exposição por longos períodos à fumaça pode causar ou agravar doenças respiratórias, como a bronquite, e provocar câncer de pulmão.

Para denunciar ocorrências de queimadas, o cidadão pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Ambiental (190) ou a Secretaria de Meio Ambiente (4652-1623).