Mais de 77 mil atendimentos em dez meses

Administração da UPA de Santa Isabel faz balanço dos serviços prestados em 2017

Saúde Em 21/12/2017 20:17:17

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Isabel realizou do dia 06/02 até a última segunda-feira, 18/12, um total de 77.233 atendimentos. O Bairro Jd. Eldorado foi o que mais procurou os serviços da unidade neste ano com 8.573 pessoas atendidas. E entre as cidades da região, avaliando o número de visitantes que passou pela UPA isabelense, Mogi das Cruzes lidera o ranking com 399 atendimentos. 

De acordo com o administrador da UPA de Santa Isabel, Daniel Frugoli, a quantidade de atendimento permanece a média dos anos anteriores, mais de 80% continuam sendo casos de atenção básica, que poderiam ter sido tratados nas unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESF), pois foram classificados como não urgentes e/ou com pouca urgência.   

De todos os atendimentos prestados em Santa Isabel, o registro é dividido entre moradores de 18 bairros, no Jd. Eldorado são 8.573, no Jd. Cruzeiro 5.278, no Monte Serrat 4.955, na Vila Guilherme 4.695 e na Vila Nova 4.076, áreas que lideram a procura pela UPA. 

Dos bairros mais afastados, como Monte Negro, Cachoeira, Ouro Fino, Pouso Alegre, Guanabara e Varadouro, o primeiro é o que mais registrou passagem pela Unidade de Pronto Atendimento, com 3.102 moradores atendidos. 

Em dez meses sob a administração da Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel, Daniel Frugoli pontua algumas das melhorias feitas na unidade: “Instalação de sistema de monitoramento por câmeras, que ajudou a UPA a diminuir o vandalismo em suas dependências, redução de mais de 90% na falta de médicos, tecnologia nova na revelação de Raio X, o que dispensou o uso de produtos químicos, além de licenças, certidões e alvarás que estavam vencidos e que foram todos devidamente atualizados junto aos seus respectivos órgãos”, pontua.  

Referência para a região 

Para Daniel, a explicação pelo alto número de pacientes atendidos de outros municípios, como Mogi das Cruzes, Arujá e Igaratá, por exemplo, são justificados pela divisa com Santa Isabel: “Por estarmos tão próximos a essa cidade somos referência para atendimento em algumas delas”, explica. Ao todo pacientes de sete cidades, usaram os serviços da UPA neste ano. Confira os números de cada uma delas abaixo, incluindo Santa Isabel. 

Cidades          Atend. Cidades         Atend. 

Santa Isabel 75.826       Itaquaquecetuba        118

Mogi das Cruzes 399      Guararema       89

Arujá 253       Guarulhos        81

São Paulo        243      Igaratá        80