Mais de 5 mil crianças são vacinadas no Dia D contra sarampo e poliomielite

Reforço da imunização terá continuidade durante todo o mês de agosto nas 22 UBSs e USFs de Suzano, no período entre 8h30 e 16 horas

Saúde Em 06/08/2018 18:35:08

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Suzano

No Dia D que abriu a campanha de reforço da vacinação contra o sarampo e a poliomielite, a Secretaria de Saúde de Suzano promoveu a aplicação de 5.142 doses. A ação ocorreu em 16 postos fixos e um itinerante, em uma das entradas do Suzano Shopping.

O trabalho de imunização será realizado ao longo de todo o mês de agosto, com o objetivo de proteger mais de 12 mil crianças de 1 a 5 anos incompletos, além de pessoas até 49 anos. Para a pasta municipal, o comparecimento aos postos esteve abaixo do esperado, o que, segundo relatórios do Ministério da Saúde, refletiu-se em outras cidades do Estado de São Paulo e do País.

A campanha de reforço da imunização terá continuidade durante todo o mês de agosto, com conclusão prevista para o dia 31 (sexta-feira), nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) de Suzano, no período entre 8h30 e 16 horas. Para receber as doses, devem ser apresentados documento com foto e a carteirinha de vacinação ou a Caderneta de Saúde da Criança.

Em relação ao sarampo, para crianças, a vacina é administrada aos 12 meses com a vacina tríplice e aos 15 com a tetraviral. Se não foram vacinados anteriormente, adolescentes e adultos até 29 anos de idade devem receber duas doses da tríplice viral. A partir de 30 até 49 anos, podem ser imunizados uma vez.

Para o secretário de Saúde de Suzano, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, o comparecimento do público-alvo é fundamental para resguardar toda a comunidade do risco do retorno de doenças há muito tempo controladas. “Vivemos hoje o risco de uma potencial contaminação destas doenças, há muito tempo combatidas em campanhas de conscientização. Ainda há um longo trabalho a ser feito, não apenas em Suzano, mas em todo o País, para que estas doenças não voltem a representar um perigo”, explicou.

 

Embora a campanha siga até o final de agosto, a imunização contra sarampo, poliomielite e outras doenças acontece permanentemente nos postos de saúde. Mais informações estão disponíveis no telefone da Vigilância Epidemiológica de Suzano: (11) 4745-2026.