Mais de 103 mil pessoas vacinadas em 2018

Com surtos nacionais e casos positivos de doenças em Santa Isabel, Febre Amarela e Influenza A H1N1 foram as vacinas mais aplicadas neste ano na cidade

Saúde Em 21/12/2018 17:52:48

Reportagem: Bruno Martins

A secretaria de Saúde de Santa Isabel aplicou 103.631 doses de vacina durante todo o período de 2018. Os dados são da própria Pasta e vão desde vacinas, BCG, dadas em recém-nascidos para prevenção da tuberculose, até HPV, Influenza A H1N1, entre outras. Para a administração o número representa o trabalho positivo de uma equipe que através de campanhas conseguiu ir além das metas do Ministério da Saúde e se tornar referência na região em distribuição de vacina.

Uma das vacinas mais distribuídas em 2018, foi a da Febre Amarela, ao todo 63.913 pessoas foram imunizadas. Além de isabelenses, a Secretaria também contemplou moradores de outras cidades da região e do Estado de São Paulo, que com a vacina escassa em seus municípios, vieram até Santa Isabel e se vacinaram nas unidades e no posto volante que esteve instalado, durante a Campanha, na Praça Fernando Lopes. Na época a diretora de Vigilância em Saúde, Estela Santana ressaltou que por se tratar de uma campanha nacional, todo e qualquer cidadão poderia tomar vacina sem nenhuma morosidade em qualquer lugar do país e por esse motivo a Secretaria optou por não excluir a vacina de ninguém. Pelo sucesso desta Campanha, a Central de Vigilância Epidemiológica de Mogi Das Cruzes parabenizou Santa Isabel pela ampla distribuição feita da vacina. A cidade registrou ainda dois casos positivos da doença.  

Outra campanha que teve bons resultados foi a de Influenza, ao todo 10.346 pessoas foram imunizadas. Santa Isabel registrou neste ano 2 casos positivos de H1N1, foram dois idosos de 71 e 82 anos positivados em maio com a doença.

“Participamos de várias reuniões neste ano e encontros que tinham como objetivo a capacitação dos profissionais, afim de disseminar isso em toda a nossa rede de Saúde. Para reforçar a população a importância da vacinação levando palestras as escolas, contra o HPV, por exemplo, o que ajudou a Saúde a ter uma procura expressiva por essa vacina”, explica Estela. Ao todo 1.408 adolescentes foram vacinados contra HPV.

 

Foram um total de 20 diferentes vacinas distribuídas neste ano em Santa Isabel, foram 25.819 doses aplicadas em rotina pelas unidades e outras 77.812 por meio de campanhas.