Mais capacitação para a Saúde

Nesta semana a Secretaria de Saúde de Santa Isabel promoveu uma série de reciclagem aos seus colaboradores

Saúde Em 29/06/2018 21:59:25

Capacitar para curar foi com base neste lema que a Secretaria de Saúde de Santa Isabel promoveu nesta semana treinamentos há mais de 70 de seus colaboradores. Para prevenir, controlar ou em casos em que o paciente já estiver infectado diagnosticar e tratar doenças virais como Hepatite e Influenza A H1N1. 

Julho contra as Hepatites

No próximo mês a Secretaria cumprindo um calendário de campanha do Ministério da Saúde, dará início ao “Julho Amarelo”. Mês dedicado a conscientizar a população sobre os riscos, as formas de prevenção e controle de Hepatites Virais. 

Na última sexta-feira a Secretaria por meio da Diretora de Vigilância em Saúde, Estela Santana e o médico da família, Dr. Luís Silva promoveram o curso aos enfermeiros e médicos da atenção básica do município. Foram identificados os meios de transmissão e os tipos de vírus que podem ser Hepatites A, B, C, D e E. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde. 

Combate à gripe

Embora a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe Influenza A tenha terminado na semana passada, todos os dias é preciso se prevenir contra a doença, foi pensando dessa forma que a Secretaria promoveu, no início do mês, um encontro na Câmara Municipal que contou com a presença em grande número de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, além de profissionais internos da própria Secretaria.

A capacitação foi ministrada por Estela Santana e pelo diretor Clínico da Santa Casa, Dr. Orlando Tavares Pinheiro: “O diagnóstico precoce tanto da Hepatite quanto da Influenza, pode diminuir sérias complicações, por isso promovemos essas capacitações para que todos os nossos colaboradores estejam preparados a identificarem e tratar essas doenças virais a fim de impedi-las que elas tragam danos mais graves a saúde de nossos pacientes”, explica Estela Santana.