Maestro João Carlos Martins faz final de semana dedicado a música erudita

Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP abre as celebrações de final de ano na capital, com concertos nas zonas sul e oeste de São Paulo. As apresentações são gratuitas

Cultura Cidades Em 05/12/2016 14:08:36

 

Assessoria de Imprensa SESI-SP

 

Para iniciar as celebrações de final de ano em São Paulo, a Bachiana Filarmônica SESI-SP presenteia o público com duas apresentações gratuitas em pontos diferentes da cidade. A orquestra, comandada pelo mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins, faz concertos nos dias 9 de dezembro (sexta) às 20h, na Catedral Anglicana de São Paulo, no bairro Alto da Boa Vista, e 11 (domingo), às 16h, no SESI Vila Leopoldina, na zona oeste.

Ambos os concertos terão composições de Beethoven, Bach e Mozart, sem deixar de apresentar versões de clássicos do rock como Beatles e Queen, além do repertório popular, como o samba Trem das Onzes, de Adoniran Barbosa. As apresentações prometem ainda um momento especial, no encerramento, quando o maestro assumirá o piano e relembrará sua trajetória como concertista.

 

Ingressos

Para a apresentação da Catedral Anglicana, não é necessária reserva de ingressos. Os interessados devem comparecer ao local no horário indicado e os lugares serão disponibilizados conforme ordem de chegada. Para o concerto no SESI Vila Leopoldina, as reservas gratuitas devem ser feitas pelo telefone (11) 3833-1046 ou pelo e-mail juraneide.silva@sesisp.org.br.

 

Sobre a Bachiana Filarmônica SESI-SP

Uma das maiores orquestras de iniciativa privada no Brasil, mantida pelo Serviço Social da Indústria (SESI-SP) desde 2010, tem como missão a educação musical e a inclusão cultural por meio da difusão da música erudita para todos os públicos, sob a direção artística e regência de João Carlos Martins.

Reconhecido internacionalmente, o maestro representa relevante apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes, contribuindo para a formação de talentos e abrindo múltiplas oportunidades profissionais ao integrar jovens músicos a experientes instrumentistas de diversas idades. O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, em homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e a Johann Sebastian Bach. A parceria com o SESI-SP democratiza o acesso à música erudita com alta qualidade técnica e artística, levando a orquestra às periferias das grandes cidades e do interior.

 

Sobre João Carlos Martins

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música. Com mais de 60 anos de carreira, por sua trajetória de muitos desafios e superações, o maestro foi homenageado com o enredo “A música venceu”, da escola de samba Vai-Vai, vencedora do Carnaval de São Paulo em 2011 com o tema. Hoje em dia, em suas apresentações, emociona o público quando volta ao piano em participações especiais.

 

Repertório:

JOHANN SEBASTIAN BACH – Jesus Alegria dos Homens

L.V.BEETHOVEN – As Criaturas de Prometheus 

HEITOR VILLA LOBOS – O Trenzinho do Caipira

W.A.MOZART – Concerto para Piano nº 21 (2º mov) 

JOHN BERRY – Em algum lugar do passado

THE BEATLES – Yesterday

FREDDIE MERCURY – Love of my life

ENNIO MORRICONE – A Missão / Cine Paradiso

ASTOR PIAZZOLA – Libertango

ADONIRAN BARBOSA – Trem das Onze

 

SERVIÇO:

Bachiana Filarmônica SESI-SP - regência do maestro João Carlos Martins

 

Catedral Anglicana de São Paulo

Endereço: Rua Com. Elias Zarzur, 1.239, Alto da Boa Vista)

Local:Data e horário: dia 9 de dezembro, sexta, às 20h

Informações: (11) 5686-2180

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita. Não é necessário a reserva de ingressos.

 

SESI Vila Leopoldina

Endereço: Rua Carlos Weber, 835

Data: 11 de dezembro (domingo)

Horário: 16h

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo telefone (11) 3833-1046 ou pelo e-mail juraneide.silva@sesisp.org.br.