Jovens são a maioria dos casos confirmados de DST na região

Dados das secretarias de Saúde de Arujá e de Santa Isabel indicam que em cinco anos 354 pessoas, na região, contraíram algum tipo de Doença Sexualmente Transmissível (DST)

Saúde Em 01/12/2017 21:23:47

A faixa etária de pessoas contaminadas em Arujá e em Santa Isabel por algum tipo de DST é de 20 a 40 anos. A maioria dos casos são de HIV e Sífilis. Só em Arujá por exemplo o número de soro positivos é de 109 casos, registrados entre 2012 a 2017. No mesmo período Santa Isabel contabilizou 46 casos de HIV. Ontem foi celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS e nos dos municípios ocorrerá durante todo o mês de dezembro ações de prevenção e combate as DST’s. 

Por ano Santa Isabel registra sete novos casos de HIV e AIDS

Em 2017, Santa Isabel registrou 62 novos casos de DST, deste total cinco são de AIDS, dois de HIV e 55 estão relacionados aos casos confirmados de Sífilis - congênita (05), em gestantes (14) e em adultos (36). De acordo com a secretaria de Saúde, não há aumento nos casos de DST tratando se de HIV e AIDS os números continuam na média anual de sete novos casos: “Tivemos um aumento de ocorrências de Sífilis, porém foi algo inevitável pois o surto da doença atingiu todo o país neste ano”, explicou. 

De 2012 a 2017 a cidade registrou 46 casos confirmados de HIV e AIDS, dos casos positivos nove são mulheres, 37 são homens.   

Em cinco anos Arujá confirmou 109 casos de HIV

Os tipos mais comuns de DST em Arujá continua sendo HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Em 2017, até o momento, a cidade registrou dez casos de HIV, sete de sífilis em gestantes, 11 de sífilis adquirida e seis casos de hepatites virais: “Há focos de DST praticamente em todos os bairros da cidade. O acesso ampliado de informação e divulgação dos testes rápidos ajudou no aumento de novos casos confirmados. Nos últimos cinco anos registramos 109 casos de HIV em pessoas residentes no município”, informou a Secretaria.

Fique Sabendo

15 minutos é o tempo suficiente para você descobrir se possui alguma DST, em Santa Isabel, a secretaria de Saúde realiza hoje a campanha “Fique Sabendo”, com objetivo de identificar novos casos confirmados de DST e dar início ao tratamento imediato da doença.  Os testes estão sendo ofertados gratuitamente neste, sábado 02/12, na Praça Fernando Lopes, centro da cidade. 

Durante todo o mês as unidades de Saúde de Arujá e Santa Isabel disponibilizarão os testes gratuitos e rápidos: “Mais do que identificar novos casos, queremos ampliar o acesso das pessoas a informação sobre transmissão, prevenção e tratamento das DST’s”, alertam.  

Igaratá não informou sobre os casos confirmados no município nem sobre as ações que serão realizadas neste mês na cidade.