Jesi: Competição, cultura e respeito

Começou nesta semana a 3ª edição dos Jogos Estudantis de Santa Isabel – Jesi, algumas escolas já garantiram a medalha de ouro em algumas modalidades. Evento encerra na próxima semana

Educação Esportes Em 13/11/2015 17:51:44

Reportagem: Bruno Martins

 

Com uma competição de dança que trouxe as diferentes culturas do Brasil para dentro do Ginásio de Esportes em Santa Isabel, a Escola Estadual Profª Gabriela Freire Lobo e o Colégio Objetivo garantiram, juntas, as primeiras medalhas de ouro na 3ª edição dos Jogos Estudantis (JESI)  que mobilizou jovens de dez escolas no município, entre estaduais e particulares, a mostrarem seus talentos nas diferentes modalidades em disputa. 

Professora de educação física da escola Gabriela, Amanda Barbosa, foi quem ensaiou 20 alunos para a competição de dança. A escola conseguiu, em cinco minutos, juntar diferentes ritmos culturais numa única apresentação. Maculelê da Bahia; Carimbó do Pará; Catira, Goiás; Pau de fitas, Paraná e Samba do Rio de Janeiro: “Nosso foco foi resgatar a cultura de diferentes regiões do Brasil por meio do talento de nossos alunos que se entregaram aos ensaios. O maior desafio foi conseguir fazer exatamente os movimentos de acordo com que cada ritmo exige, e eles conseguiram”, ressaltou. A dança foi finalizada com os alunos segurando e juntando as diferentes partes do mapa do Brasil. 

Assim como o Gabriela, o Colégio Objetivo trouxe diferentes ritmos musicais sertanejo, forró, samba entre outros. A escola obteve nota dez de todos os jurados e também garantiu a medalha de ouro. Com dança de rua, a Escola Profª Maria das Graças Salles de Oliveira ficou em 3ª lugar na competição e levou o bronze. 

Ainda na quinta-feira as escolas participaram do “desafio” de perguntas e respostas. Nesta modalidade a escola Gabriela também foi ouro, seguida da Profª Laurentina Lorena Correa da Silva, com a prata e Objetivo com o bronze. Na primeira rodada do vôlei masculino e feminino, o time de meninos da escola Brasilísia Machado Lobo venceu os do Gabriela por 2 sets a 0, Laurentina venceu o Bairão também por 2 sets a 0. No feminino Fernando Aluízio Correa venceu o Gabriela por 2 sets a 0 e as meninas do Brasilísia venceram o Laurentina por 2 sets a 1.

No futsal, que ocorreu na manhã de ontem, Maria dos Santos Bairão e a escola Hyeróclio Eloy Pessoa Barros empataram com três gols cada, Gabriela venceu o time do Joaquim Simão por 2x0, o Brasilísia garantiu a maior goleada do dia com 4x2 no time do colégio Artur Ferreira, Objetivo e Maria das Graças empataram em 1x1.  

As rodadas de vôlei e futsal continuam na próxima semana para quando estão previstas também as competições de atletismo e skate: “É nossa 3ª edição e muito nos orgulha o fato de a maioria das escolas abraçarem o JESI, o espírito competitivo é bom, mas os alunos sabem que o respeito precisa estar a cima de tudo e isso eles têm”, salientou o secretário de Esportes Danilo Silva. O JESI encerra na quinta-feira, 19.