Isabelense é sucesso no ENEM

Lina atingiu 960 pontos na redação, apenas 53 pessoas em todo país atingiram a nota mil, mais de 300 mil pessoas zeraram na redação. Notas foram divulgadas nesta semana

Educação Em 26/01/2018 22:15:32

por Bruno Martins

 

A isabelense Lina Kadomoto, 17, tem muito o que comemorar, a final ela foi uma das poucas pessoas em todo o país que atingiu um bom desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição 2017. Com um texto impecável, Lina alcançou 960 pontos em sua redação, além dela, os estudantes do Projeto isabelense Quebrando Utopia também tiveram boas notas no exame.  

Das mais de 4 milhões de redações do ENEM corrigidas, apenas 53 em todo o país conseguiram atingir a nota máxima de 1.000 pontos, a média era de 558. Um total de 309.157 pessoas tiraram nota zero na redação, um aumento de 5,01% a mais das notas zeradas em 2016. A maioria dos participantes, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), fugiu do tema: “Os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Lina ficou a 40 pontos da nota máxima, mas surpreendeu familiares, amigos e a direção do colégio Objetivo, onde estudou, pelo texto bem formalizado que escreveu: “Estruturei meu texto com dados históricos falando um pouco sobre a sociedade espartana, que não aceitava as diferenças e era a única sociedade a ter direitos sendo sustentada sempre pelas classes mais baixas e trouxe um pouco para a nossa realidade atual e os tipos de preconceitos hoje existentes”, explica. Como atualidade Lina utilizou como exemplo a Espanha que promoveu nos últimos anos uma conferência internacional a fim de promover educação igualitária a todos.   

Além da redação, Lina atingiu a média de 712 pontos na prova, mesmo com uma boa nota a estudante não alcançou a média de corte esperada para ingressar no tão sonhado curso de medicina: “Vou aguardar um pouco, enquanto isso me focarei em fazer cursinhos pois pretendo prestar vestibulares a universidades públicas também”, diz.    

Quebrando Utopia

Nesta semana o Jornal Ouvidor bateu um papo ao vivo com a gelara do projeto Quebrando Utopia que falaram do ENEM, e dos estudantes do projeto que prestaram a prova. Confere lá na página oficial do Ouvidor no Facebook.

ENEM 2018

 

A edição do ENEM deste ano ocorrerá nos dias 04 e 11 de novembro. O edital será publicado em 21 de março e as inscrições serão realizadas de 7 a 18 de maio.