IPTU - 2ª via pode ser emitida com leitura de QR Code

O escaneamento é seguro e pode ser feito via celular ou tablet.

Cidades Em 16/02/2018 16:45:54

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

Os contribuintes de Arujá agora podem emitir a segunda via corrigida de parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir da leitura de um QRCode localizado ao lado do código de barras do documento que foi entregue, por correspondência, pelos correios.

O escaneamento é seguro e pode ser feito via celular ou tablet. Além do aplicativo QRCode, em alguns aparelhos é possível fazer a leitura utilizando a câmera e clicando no link que que aparece sobre a imagem.

A inovação dá mais comodidade ao contribuinte que, por exemplo, perder a data de pagamento e ficar impedido de quitar a parcela porque os bancos não recebem documentos vencidos.     Após a leitura do QRCode, a nova via é emitida com valor, linha digitável, código de barras e data de vencimento corrigidos.

Outro ponto positivo é que com a novidade o morador já não precisa ir até órgãos da Prefeitura ou acessar o computador para obter a segunda via.

 

QRCode

A tecnologia QRCode está sendo utilizada em todos os setores da sociedade para rápido acesso às informações, principalmente agora que as mais recentes atualizações das plataformas Android e IOS incorporaram a leitura do código na própria câmera, sem a necessidade de instalação de aplicativos adicionais.

O termo QR deriva de Quick Response, que em inglês significa ‘resposta rápida’. “Trata-se de uma imagem semelhante a um código de barras, porém de muito mais fácil decodificação para que o usuário tenha acesso à informação naquele exato momento, sem precisar buscar informações nos mecanismos de pesquisa da internet, que muitas vezes não atendem a todas as necessidades”, afirma o secretário adjunto de Finanças e responsável pelo Departamento de Informática da Prefeitura, Gilson Braz Maiolino.