Interligação multiplica alunos da creche

Quantidade de alunos matriculados subiu em mais de 62% este ano

Cidades Educação Em 07/04/2017 19:32:32

 

As obras de interligação das represas do Jaguari e Atibainha não afetaram apenas a paisagem da região. Se o movimento das obras trouxe para a cidade benefícios por outro está exigindo mais investimentos por parte da Prefeitura.

No início deste ano a secretaria municipal de Educação foi surpreendida com o aumento da demanda na creche municipal. Dos 318 alunos matriculados no ano passado foi obrigada a aumentar o número de matrículas em mais de 62%, aceitando 209 novos estudantes. Isso representou o acréscimo de mais dez salas de aula aumentando a necessidade de mais professores para a educação infantil e para o ensino fundamental. 

Na totalidade, 176 novos alunos ingressaram nas classes escolares de Igaratá que entre transferências e novas matrículas pularam de 1.707 estudantes em 2016 para 1.883 neste ano de 2017.

O secretário da Educação Osni Prianti explica que para suprir essa demanda a Secretaria de Educação foi obrigada a providenciar professores eventuais, utilizando, como critério principal para a convocação, a lista dos docentes classificados no Processo Seletivo/2017. 

Segundo Osni, esse processo seletivo teve como finalidade a contratação de professores apenas para substituir aqueles que estão afastados para exercer cargo em comissão, licenças (Saúde e Maternidade) ou outros motivos: “são 13 professores que estão nessas condições” explica.

O Secretário esclarece que o Prefeito Celso Palau enviou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei n° 08/17, votado e aprovado no dia 5 de abril, criando nove novos cargos de professores de educação básica l. 

Osni esclarece que para esses cargos serão convocados os três remanescentes do concurso realizado em 2014 que serão incorporados à rede. Para completar o quadro a Prefeitura terá de realizar um novo concurso que deve contratar seis professores e outros cargos na educação municipal, enquanto isso vai convocar os professores aprovados no concurso desse ano, mas apenas na condição de eventuais.