Instituto Federal fecha parceria com Santa Isabel

A produção de laudos deverá gerar economia e facilitar o pleito de recursos para o município

Cidades Em 11/10/2019 20:26:55

por Érica Alcântara

Se a Prefeitura de Santa Isabel tivesse que arcar com o custo dos laudos conclusivos dos primeiros imóveis beneficiados pelo projeto, teria de pagar aproximadamente R$60 mil. Contudo, o termo de parceria assinado na quinta-feira, 10/10, entre a Municipalidade e o Instituto Federal de São Paulo poupará estes recursos dos cofres públicos isabelense. 

A ponte sobre o Ribeirão Araraquara, localizada na Rua Aparício Alves Gonçalves (próxima ao Terminal Rodoviário) será a primeira a receber equipe técnica capacitada a realizar o laudo conclusivo da ponte. “Estimamos que em 30 dias ficará pronto”, diz o secretário de Obras, Marquinhos Pelican, que acompanhava a Prefeita Fábia Porto ao lado da presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Rosana Quintela.

O próximo passo será o Mirante do Monte Serrat, além do laudo conclusivo, o Instituto entregará para Santa Isabel o projeto de revitalização compatível com essa análise, deste modo, o Secretário destaca que ficará mais fácil para a cidade solicitar recursos do MIT (Município de Interesse Turístico) ou outras fontes de financiamento.

“Essa parceria não termina com estes dois pontos, serão realizados estudos técnicos de engenharia em áreas de risco, prédios públicos, demais pontes, pontos turísticos e patrimônios históricos como capelas, igrejas e obelisco. Com o laudo e o projeto prontos, conseguiremos reivindicar recursos da União e do Estado, sem nenhum custo para a cidade”, comemora Fábia Porto.

Com o laudo conclusivo, toda a infraestrutura de prédios públicos de fiação elétrica, acessibilidade às exigências solicitadas pelos bombeiros serão detalhadas. “Assim teremos a lista de prioridades e necessidades de cada imóvel e conseguiremos o AVCB”, explica Marquinhos.