Instituto CCR realiza evento de encerramento da 11ª edição do Programa Caminhos para a Cidadania, em Guaratinguetá (SP)

Encontro reunirá educadores e autoridades de municípios paulistas localizados às margens da via Dutra, em evento que acontece na terça-feira (6/12)

Educação Trânsito Em 05/12/2016 10:12:41

Assessoria de Comunicação da CCR NovaDutra

 

O Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, realiza na próxima terça-feira (6) o primeiro evento de encerramento do Programa Caminhos para a Cidadania de 2016.  A cerimônia acontece às 15h, no Hotel Clube dos 500, em Guaratinguetá (SP). O encontro contará com a presença de educadores e autoridades das redes públicas municipais das cidades da grande São Paulo e do Vale do Paraíba, localizadas às margens da via Dutra.

O ano de 2016 marcou a readequação do nome do programa, antes chamado Estrada para a Cidadania. Além no novo nome, o material didático oferecido foi reformulado e aperfeiçoado para oferecer exercícios mais elaborados e proporcionar uma participação ainda maior dos familiares junto aos estudantes atendidos. 

“Chegamos ao final da 11ª edição do Programa. Temos orgulho de ter o maior programa privado de Educação de Trânsito do país. O trabalho desenvolvido com as crianças tem plantado sementes e colhido muitos frutos positivos, com a disseminação de conhecimento sobre Educação no Trânsito para alunos do quarto ano e sobre Meio Ambiente para alunos do quinto. Este ano o Programa foi reformulado, com novo nome e material didático reformulado para a formação e orientação de alunos e professores.”, comentou Carla Fornasaro, gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra.

A cerimônia reunirá educadores, secretários de Educação e autoridades de 20 municípios do Estado de São Paulo: Aparecida, Arujá, Cachoeira Paulista, Caçapava, Canas, Cruzeiro, Guarulhos, Guararema, Guaratinguetá, Jacareí, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Queluz, Roseira, Santa Isabel, São José dos Campos, São Paulo, Silveiras e Taubaté.

 

Caminhos para a Cidadania 

Considerado o maior programa privado de Educação de Trânsito do país, o Caminhos para a Cidadania leva noções e vivência sobre Educação de Trânsito e Meio Ambiente aos educadores da rede municipal das 36 cidades às margens da via Dutra. Por meio dos Encontros Temáticos promovidos pela CCR NovaDutra, o programa capacita professores com atividades que possam ser aplicadas em salas de aula.

Além dos conceitos de Educação de Trânsito e Meio Ambiente, ações de cidadania também são protagonistas do programa, desenvolvidas e aplicadas por profissionais especializados contratados pela Concessionária. Com a capacitação oferecida pela CCR NovaDutra, os professores são formados para tornarem-se multiplicadores e formadores de cidadãos mais conscientes para o futuro. A Concessionária ainda oferece gratuitamente o material de apoio aos educadores, além de livros didáticos aos alunos envolvidos. 

O principal objetivo do Caminhos para a Cidadania é que tais conceitos sejam incluídos no conteúdo programático das matérias em toda a grade curricular das escolas municipais, com Educação de Trânsito para a 4º série, e Educação Ambiental para o 5º ano.

Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e de 37 mil professores foram beneficiados pelo Caminhos para a Cidadania no eixo da via Dutra. O projeto socioeducacional foi eleito “o melhor programa de responsabilidade social do setor em todo o mundo” pela International Bridge Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) - a maior e mais importante associação internacional de concessionárias de rodovias.