INSS Abre Agência em Santa Isabel

Agencia atenderá interessados de toda a região

Saúde Empregos Política Em 28/09/2018 22:58:36

Santa Isabel tem, agora, uma agência do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Ela está instalada em um prédio construído especialmente para ela na rua Dário de Almeida, s/n , bairro Brotas. Na tarde de segunda-feira passada a nova unidade foi apresentada ao público e deu início ao atendimento no dia seguinte.

As novas instalações foram apresentadas às autoridades e ao público pelo superintendente regional do INSS no Estado de São Paulo, José Carlos Oliveira e pelo Gerente Executivo no Vale do Paraíba Ademir Kronemberger. Prestigiaram a cerimônia a prefeita Fábia Porto, os vereadores Ti Nagate, Zico, Paulinho Investigador, Patrícia Simão e Vera Lima, os secretários municipais Rodrigo Butterby, Sérgio Sidorco, Cleber Kerchner, Valesca Cassiano, José Heleno Pinto e Vágner Minervino.

O vereador Ti relatou que os procedimentos para instalação da Agência em Santa Isabel começaram em 2009  durante a gestão do prefeito Hélio Buscarioli. Segundo ele o terreno para construção da agência foi cedido pela PSI – Pedreira Santa Isabel, levando o Legislativo a aprovar a Lei Complementar que autorizou o Executivo a doar o imóvel ao INSS.

O Vereador lembrou que devido a problemas de licitação em nível federal, o processo para construção da agência foi interrompido e a verba de custeio da obra que seria proveniente do Ministério da Previdência foi cancelada, mas as negociações prosseguiram. Uma emenda parlamentar no valor de dois milhões de reais do deputado federal Márcio Alvino tornou possível a realização do projeto que vai beneficiar cerca de nove mil isabelenses além de inúmeras pessoas de toda a região. 

A agência inicialmente vai atuar no processamento dos benefícios dos segurados, mas em breve deverá realizar também as perícias médicas, já tendo pronta toda a infraestrutura necessária. Segundo o Superintendente, atualmente há a necessidade de realização de concursos para a contratação de profissionais. O que deve acontecer no próximo ano. 

O vereador TI conta que com a liberação da verba os trabalhos foram retomados em 2015 com o prazo de construção fixado em 120 meses. - Estou muito feliz por fazer parte do processo que trouxe a Agência do INSS para a cidade. Os munícipes de Santa Isabel e região serão beneficiados. O envolvimento e a colaboração de todos da esfera municipal, estadual e federal foi muito importante,  conclui

 

HISTÓRICO:

Em 2002 o Poder Executivo isabelense recebeu autorização para celebração do convênio com o Instituto Nacional de Seguro Social- INSS visando a instalação de uma unidade de atendimento. Na ocasião, o então prefeito Waldemar Brito Simão (Nenê Simão) e vereador Clóvis Vieira Porto iniciaram os procedimentos necessários para cumprir as exigências do Ministério da Previdencia Social com vistas a instalação do PREVCidade.

Uma parceria foi celebrada e o posto foi instalado na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Isabel – AAPSI, iniciando suas atividades em dezembro de 2005. A inauguração oficial aconteceu em janeiro de 2006. Nesse 12 anos de atividades  com uma funcionária do INSS que residia em Jacareí, uma funcionária cedida pela Prefeitura e o apoio dos funcionários da Associação.

A abertura da Agência do INSS em Santa Isabel no dia 24 provocou o fechamento do Prevcidade, mas trouxe para o município mais servidores e ampliou a possibilidade de mais atendimento aos beneficiados.