Igaratá terá Internet em Fibra Óptica

Prefeito Celso Palau assinou na terça-feira (24/10) contrato com a Empresa QLink para instalação da internet em fibra óptica em Igaratá.

Cidades Em 27/10/2017 18:38:38

A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito finalizando um processo licitatório que demorou mais de cinco meses. Logo no início de sua administração Palau determinou os estudos visando a implantação da fibra ótica em todo o município, gerando melhores condições para empresas e empreendedores de desenvolver seus negócios sem ter de deixar a cidade.

- A internet é atualmente a melhor forma de comunicação, analisa o Prefeito ponderando que tanto o trabalho como o entretenimento têm na rede mundial sua melhor eficiência. O contrato assinado com a Qlink determina que a empresa disponibilize acesso à rede mundial de computadores a todas as unidades da administração pública, em todo o município. Nos bairros mais distantes essa comunicação poderá ser feita via rádio, mas no centro deverá ser feita em fibra ótica inclusive disponibilizando internet gratuita na praça 30 de dezembro.

 A Empresa Qlink foi a vencedora do processo licitatório que iniciou com a proposta de R$ 429.932,80 entre três concorrentes e finalizado, depois de acirrada disputa em R$236.000,00. Segundo a representante da empresa, Bruna Jeronymo Matarazzo, todas as possibilidades oferecidas pela internet serão oferecidas pela Qlink à população, inclusive a telefonia e o acesso às redes de televisão digital: – Vamos trazer o máximo desse avanço tecnológico para Igaratá, assegura.

O cabo de fibra óptica é composto de fios de vidro da espessura de um fio de cabelo revestido de uma camada plástica espelhado internamente, que permite o tráfego de luz. Essa tecnologia está substituindo os antigos fios de cobre por ser incrivelmente mais rápida e ter mais qualidade na transmissão de dados e voz. 

O comerciante Luiz Henrique tem uma loja de variedades perto da rodoviária. Ele comemora:  – Será muito interessante ver essa mudança acontecendo em Igaratá, vai colocar a cidade em um patamar bem melhor. Para o comércio será muito bom, pois ajudará na velocidade do atendimento ao público e também tornará a reposição do estoque mais fácil e dinâmica. “Quanto mais rápida, melhor a internet viabilizando mais negócios”.

Segundo o Prefeito Celso Palau a empresa tem 60 dias para começar a operar na cidade e o sinal de largada será a internet gratuita na praça.