IGARATÁ REGULARIZA MAIS UM EMPREENDIMENTO

Mais de 500 pessoas serão beneficiadas com a regularização de cem lotes em local privilegiado.

Cidades Em 11/09/2020 23:28:46

Quase seis anos depois da ocupação irregular de uma área na estrada do Bonsucesso, em Igaratá, o prefeito Celso Palau deu início essa semana ao processo de regularização do loteamento conhecido como “Pitanga”.

Palau assinou plantas, requerimentos, memoriais e demais documentos necessários ao encaminhamento ao cartório de Registro de Imóveis de Santa Isabel e região, visando a incorporação ao município de uma área de 103.386,43 m2, em torno da estrada cujo proprietário promoveu a venda de lotes sem a devida atenção aos aspectos ambientais e jurídicos. 

Na gestão do prefeito Elzo de Souza diversas pessoas adquiriram terrenos, inclusive um vereador, gerando no local um empreendimento clandestino onde inclusive a Sabesp mandou instalar uma rede de água consolidando ainda mais o bairro.

No início da atual administração alguns adquirentes dos terrenos procuraram a Prefeitura com a solicitação de regularização iniciada pelo engenheiro Juarez Vasconcelos. Com a transferência de Juarez para a Prefeitura de São José dos Campos, onde assumiu a diretoria de Meio Ambiente, o trabalho passou para a responsabilidade do arquiteto Guilherme Arantes, atual secretaria de Obras em Igaratá que, em parceria com um grupo de proprietários reuniu toda a documentação necessária para encaminhamento ao Cartório de Imóveis.

O trecho que era estrada do Bonsucesso passou a ser uma extensão da Rua Irineu Prianti Chaves e dela partem outras três ruas dividindo toda a área em 100 lotes. Entretanto nem todos os proprietários aceitaram participar do trabalho de regularização e suas propriedades ficarão fora do processo.

Para o empresário Carlos Zacarias, um dos beneficiários da regularização, esse trabalho vai dar o valor real às propriedades que, registradas em Cartório terão direito à escritura e poderão servir de lastro para empréstimos ou deixadas como herança. – Essa regularização valoriza os imóveis e permite até mesmo que a Prefeitura possa investir na pavimentação e na melhoria do bairro que é, de fato uma extensão da cidade. Todos nós estamos ganhando com essa medida, tanto a administração municipal que terá o IPTU regularizado como os proprietários que passam a ter um bem imóvel real.

Acreditando no investimento Zacarias já construiu um salão onde em breve vai instalar a sua empresa gerando emprego e renda para Igaratá.