Igaratá ganha uma floresta de presente

50.000 mudas de árvores nativas serão plantadas no município, o investimento é de aproximadamente R$1,6 milhão

Turismo & Natureza Em 08/12/2017 18:29:24

Devido as obras de interligação entre as represas do Jaguari e Atibainha, a Sabesp se comprometeu a realizar a compensação ambiental efetuando o plantio de 50.000 mudas de árvores nativas. “As mudas seriam plantadas em outro município, mas conseguimos reverter este benefício para Igaratá”, comemora o secretário de Meio Ambiente, Juarez Vasconcelos.

Além de plantar, Juarez conta que a Companhia se compromete a cercar a área de plantio e efetuar a manutenção e cuidados com a mudas pelos próximos cinco anos, dois a mais do que o exigido por lei. 

Segundo Juarez, a doação de árvores e a contratação de mão de obra para plantio e manutenção envolve um investimento total de aproximadamente R$1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais).

As árvores serão plantadas em sete propriedades particulares que voluntariamente se inscreveram para conceder área para a semeadura. “A proposta da Companhia é plantar em grandes hectares reservados especificamente para esta finalidade. Estes locais serão preservados para a floresta que deverá crescer, fortificar e proteger as nascentes da nossa bacia hidrográfica”, explica Juarez.

Vasconcelos explica que as inscrições para receber as mudas de árvores ficaram abertas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário e as propriedades selecionadas não possuem dívidas com a municipalidade e/ou devem compensação por alguma infração ambiental.