Igaratá ganha cartilha com história do Município

Foi uma noite de homenagens e emoções. Na segunda-feira passada Igaratá passou a figurar na educação como o primeiro município brasileiro a contar a própria história em cartilhas dedicadas aos primeiros anos do ensino fundamental.

Educação Em 08/12/2017 22:24:26

Foi uma noite de homenagens e emoções. Na segunda-feira passada Igaratá passou a figurar na educação como o primeiro município brasileiro a contar a própria história em cartilhas dedicadas aos primeiros anos do ensino fundamental.

Na Câmara Municipal a Secretaria da Educação realizou o lançamento de cinco cartilhas ilustradas com forte apelo de interação, com desenhos, jogos, brincadeiras contando a história das duas fases da vida da cidade. A pacata antiga Igaratá inundada pela represa do rio Jaguari e a atual, buscando o futuro através da educação e da cidadania.

Para contar a história, seis personagens que vivenciaram a antiga e a moderna cidade foram escolhidos e suas imagens, reproduzidas ao longo dos cinco livrinhos sob a forma de desenhos que desafiam o estudante a aprender e participar. Os homenageados e personagens das cartilhas são o Manoel Arantes de Souza (Manoelito); o José Rozendo da Silva (Zuza); o último prefeito da antiga cidade, José Afonso Barbosa; a professora Eunice Bustamante Junqueira Fortes; as comerciantes Geralda de Souza Moraes e Neize Prianti Pereira.

Lançadas pelo secretário de educação, Mauro Teixeira Siqueira, o objetivo das cartilhas é envolver alunos do Ensino Fundamental e professores em múltiplas atividades voltadas para a história de Igaratá. Todo o conjunto inclui além das cartilhas o livro do professor que ensina a utilização dos inúmeros recursos lúdicos empregados no trabalho. O material tem tópicos interessantes que rememoram a cidade inundada, as lendas, causos além de aspectos relevantes como a geografia, a cultura, a infraestrutura, o turismo e desenvolvimento econômico.

O material didático foi idealizado por uma equipe de professores e orientadores da secretaria de educação com participação de diversas pessoas. Prefeito Celso Fortes Palau narrou um pequeno trecho da história da cidade justificando o investimento do município e esclarecendo para as mais de cem pessoas presentes ao evento a importância da cartilha. A vice-prefeita Nedi Prianti, filha do primeiro prefeito da antiga cidade (emancipada em 1954) contou de sua emoção ao reviver a aventura de ver transformada a pequena cidade de fundo de vale, na cidade de hoje que ela ajuda a desenvolver. Secretários e vereadores prestigiaram o evento.

O secretário de Educação destacou a sua gratidão pela oportunidade de lançar a cartilha: - “Devemos ser gratos a Deus pelos pequenos detalhes, porque é justamente neles que descobrimos o valor da realidade. Hoje sou grato por ter a alegria de contar com todos aqueles que fizeram do aniversário de Igaratá um dia especial, tendo o discernimento para analisar o que serve como propósito de vida. Porque o nosso caminho é feito de escolhas que se refletem em toda a nossa vida e devemos aceitá-las como parte da nossa aprendizagem e conhecimento. As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”, concluiu o prof. Mauro Siqueira.