Igaratá começou a testar toda a população.

No primeiro dia testes já identificaram 12 pessoas contaminadas

Saúde Em 26/08/2020 18:56:45

Começou na manhã desta quarta-feira a aplicação dos testes de diagnósticos para a covid-19. Nove equipes da secretaria municipal de Saúde, treinadas e habilitadas para o exame saíram pela principal avenida da cidade, de casa em casa, oferecendo aos moradores a oportunidade de identificar se já possuem os anticorpos no coronavirus, ou se estão contaminados.

O resultado do teste sai em 15 minutos, tempo em que as funcionárias da Prefeitura têm para preencher o documento que comprova a realização do exame que, no final é entregue à pessoa examinada. 

Nesse primeiro dia foram aplicados 203 testes que resultaram na constatação de que seis pessoas tiveram a doença e já estão curadas. Outras 12 pessoas estão infectadas e oferecem risco de contaminar outras pessoas. Essas foram encaminhadas para a Unidade Mista de Saúde onde receberam, além do kit de medicamentos, a orientação de permanecerem em isolamento domiciliar.

A secretária de saúde do município, Ana Scheiffer, explica que o teste é importante exatamente para permitir que as pessoas descubram a doença ainda no início proporcionando um atendimento mais eficaz e mais barato. – Essa iniciativa de buscar as pessoas contaminadas é a mais indicada, pois demonstrou em todos os países do mundo, que evita os casos mais graves. Quem procura acha, e quem acha cuida, diz ela enfática.

A estimativa é que no início de outubro, toda a população já tenha sido testada