Igaratá adere ao SNT: Sistema Nacional de Trânsito

Estacionar em local proibido, trafegar na contramão, não respeitar a faixa de pedestres e formar fila dupla esses e outros comportamentos serão, em breve, alvo de multas e registro de pontos nas carteiras dos motoristas em Igaratá

Trânsito Em 21/09/2018 20:34:25

 Estacionar em local proibido, trafegar na contramão, não respeitar a faixa de pedestres e formar fila dupla esses e outros comportamentos serão, em breve,  alvo de multas e registro de pontos nas carteiras dos motoristas em Igaratá. Essa semana, na comemoração do mês do trânsito, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) integrou o município ao SNT (Sistema Nacional de Trânsito) através da portaria 558/13 Setembro 2018.

O Sistema Nacional de Trânsito foi criado pelo CTB, o Código de Trânsito Brasileiro - Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, sendo considerado um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades.

   A partir dessa inclusão o município deverá providenciar a adequação da sinalização urbana e rural de acordo com as normas, instalando faixas, placas e sinalizadores e designar autoridades para promover a fiscalização e aplicação da lei, inclusive com a implantação da Jari (Junta Administrativas de Recursos de Infração).

   O prefeito Celso Palau observa que há muito tempo Igaratá reclama das condições do tráfego, mas que somente agora o município tem condições jurídicas de promover a regularização. Palau determinou que sua assessoria desenvolva uma campanha educativa antes de autorizar a aplicação de multa e pretende ainda realizar uma Audiência Pública para que a população contribua com a definição dos locais onde devem ser feitas as intervenções no tráfego.  

Ainda não foi fixada uma data para o início dos trabalhos.