Idosos e adolescentes se juntaram em atividades da Semana Especial

O evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro)

Cidades Em 09/10/2017 18:25:07

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

Com o objetivo de promover integração, lazer e incentivo à autoestima, a Secretaria de Assistência Social de Arujá uniu alunos de dois Centros de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) e usuários do Centro Dia do Idoso (CDI) em atividades como preparo de receitas e pintura. Tudo isso aconteceu em mais uma edição do projeto Semana Especial. Apresentações artísticas também fizeram parte da programação.

O evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro) foi organizado pela coordenadora do CDI, Maria Angélica Fernandes de Sá, e teve a participação da equipe técnica da unidade e de monitores dos Centros de Convivência Barreto e Centro. Foi uma forma de oferecer uma semana diferente aos idosos e ainda estimular capacidades funcionais, melhorar a qualidade de vida e estimular a autonomia e a socialização.

“Ter os jovens e os idosos em atividades conjuntas é benéfico para os dois lados. Eles compartilham tarefas alegres, se divertem e desenvolvem uma relação de respeitabilidade muito grande. Para o jovem, influencia na forma como vê o idoso. Para quem está na terceira idade, torna-se uma forma animada de melhoria da coordenação motora e de integração”, explica a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto.

Na prática, atividades compartilhadas já são realizadas pela Secretaria. “O que ocorreu desta vez é que a equipe do Centro Dia do Idoso fez tudo em uma mesma semana”, diz a secretária. Além de alunos dos Centros de Convivência, estudantes da Escola Livre de Música da Secretaria de Cultura e da Elite Cívica (Guarda Mirim) participaram do evento.

Houve inúmeras atividades entre segunda e sexta-feira da última semana. Na culinária especial, os idosos ensinaram receitas práticas aos jovens, que retribuíram com apresentações de taekwondo, street dance, expressão corporal e coral.

Toda a programação do evento foi pensada de forma a garantir um momento diferenciado para a terceira idade. Situações que favorecem a memória cívica ficaram por conta da Guarda Mirim. Já aquelas que estimulam o controle respiratório e a percepção, como o relaxamento e as massagens, ou promovem hábitos de higiene, como o Dia da Beleza, foram realizadas por monitores dos CCCAs. “Muita gente nem faz ideia do valor que pequenas coisas, como essas, têm. Foi uma semana muito especial para todos”, diz a secretária.

Voltado a pessoas semidependentes com idade a partir de 60 anos, o Centro Dia do Idoso de Arujá está localizado na Rua Professor Luiz Golangelo Nóbrega, 181, no Parque Rodrigo Barreto. Tem uma área construída de 400 metros quadrados, salão de atividades múltiplas, cozinha, áreas para atendimento individual e coletivo, salas administrativas, lavanderia, dormitórios, banheiros, varanda e estacionamento. 

Outras informações podem ser obtidas no telefone 4651 3293.