Idosa resgatada

Rede de apoio do desenvolvimento social auxilia idosa a voltar para a família

Cidades Em 19/02/2021 23:12:30

Por Érica Alcântara

Vasilisa Nidialcov Cuenca tem 62 anos e, no sábado de carnaval, foi encontrada pela Polícia Militar na Av. Manoel de Campos Salles. Perdida e desorientada, o modo como ela saiu de Guarulhos e veio parar em Santa Isabel ainda é um mistério.

Não tinha sequer a certeza do próprio nome, mas a gentileza de Vasilisa chamou a atenção da rede de proteção que lhe deu amparo. Padre José Eduardo e o secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Lucena, uniram forças para garantir a hospedagem em uma pousada próxima a casa paroquial, entre os dias 13 e 16/02. 

“O Cabo Souza PM a encontrou e, quando percebemos que não se tratava de pessoa em situação de rua, mas de alguém que apresentava confusão mental, nós nos organizamos para dar o suporte, uma vez que Santa Isabel não possui serviço de acolhimento para mulheres”, explica Daniel.

Levada até a Polícia Civil, a identificação de Vasilisa só foi possível porque o documento de identidade dela era recente e as digitais constavam no sistema. Sua família foi descoberta pelos investigadores e o esposo Genésio Cuenca a reencontrou na delegacia, cercada pelos funcionários da promoção que durante o feriado trabalharam em revezamento para fornecer a ela todos os alimentos. “Uma ação conjunta, para um resultado feliz. Família reunida, cumprimos nossa missão”, finaliza Daniel.