Gustavo Bernardino é a “nova” geração do Karatê Toeikan em Guararema

Aos 20 anos, o atleta e professor de Karatê Toeikan da Secretaria Municipal de Esportes, Gustavo Bernardino faz parte da “nova” geração do esporte em Guararema

Esportes Em 07/11/2018 15:47:14

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guararema

Aos 20 anos, o atleta e professor de Karatê Toeikan da Secretaria Municipal de Esportes, Gustavo Bernardino faz parte da “nova” geração do esporte em Guararema, mas não tão nova assim! Gustavo se iniciou no esporte com seis anos de idade, foi aluno de Vitor Toffanelli, sendo um dos primeiros alunos dele a conquistar a faixa preta, aos 17 anos de idade.

Hoje é o Gustavo que aplica todo o conhecimento que ele teve do Karatê de Contato com o sensei Vitor Toffanelli, que se mudou para o Japão no início do ano buscando novas oportunidades dentro do Esporte, e deixou ao aluno a missão de seguir a trajetória iniciada por ele com a formação de novos atletas e a contribuição para a formação dos jovens.

O título mais recente do atleta foi o vice-campeonato na categoria avançada até 70 quilos, no Campeonato Mundial - All American Toeikan Karatê, realizado no México em outubro. Além deste, Gustavo já ostenta o título de Campeão no Campeonato Chileno, foi sete vezes Campeão Brasileiro e cinco vezes Campeão Paulista. Toda experiência nas artes marciais o gabaritaram para ser o professor mais novo da Secretaria de Esportes e Lazer. 

A rotina entre treinar e dar aulas é bem puxada, mas ele desempenha com amor e força de vontade. “É uma rotina bem corrida, mas gosto muito do que eu faço. Acordo Às 5 horas da manhã todos os dias, tenho estágio e aula da faculdade de manhã, à tarde dou aulas na Secretaria de Esportes e tenho aulas particulares como personal trainner. Os meus treinos eu costumo fazer nos intervalos destes compromissos, mas só o fato de dar aulas já é um treino”, confessou Gustavo que atualmente dá aulas para mais de 70 alunos nas modalidades de Karatê e Kickboxing. 

Para encarar toda esta rotina com apenas 20 aos de idade só com muito foco e objetivo. E isso Gustavo tem de sobra, mal terminou a graduação e já pensa na pós-graduação em Treinamento para Atleta de Alto Rendimento. “Quero me especializar, continuar na área esportiva e no futuro trabalhar como treinador”, disse.

 

Representando a “nova” geração, Gustavo sabe reconhecer e ser grato ao aprendizado com o sensei Vitor Toffanelli. “Sou muito grato ao Vitor Toffanelli por tudo que aprendi com ele. O Vitor é uma referência para todos nós e graças a ele hoje Guararema é lembrada em todos os campeonatos mundiais de Karatê Toeikan”, finalizou.