Guarda Municipal lança aplicativo de celular

Dispositivo possui botão “Maria da Penha” para uso de vítimas de violência doméstica que estão com medida protetiva

Segurança Pública Em 21/12/2018 17:31:30

Na quarta-feira, dia 19/12, a Prefeitura de Arujá lançou o aplicativo 153 Cidadão, por meio do qual os munícipes podem fazer denúncias de ocorrências ou suspeitas de crimes. A Guarda Municipal de Arujá é a primeira do Alto Tietê a implantar esta tecnologia, que visa garantir significativo aumento da segurança em toda a cidade.

Com a autorização do usuário, o próprio celular preenche o endereço da ocorrência, e o denunciante pode relatar além de furto, roubo, agressão, opções como: perturbação da tranquilidade, ato obsceno e falta de iluminação pública.

O dispositivo também conta com o botão “Maria da Penha”, para uso exclusivo de vítimas de violência doméstica que estão sob medida protetiva da Justiça. Para estes casos, é necessário atualizar o app depois de fazer contato com a corporação.

O aplicativo já está disponível para download gratuito em smartphones Android e IOS. “Ele otimiza o tempo da ocorrência, pois no momento de acionar a GCM a pessoa precisa preencher as informações básicas: endereço, descrição da denúncia, ponto de referência e se é uma questão sigilosa.

Ainda na quarta-feira, a GCM recebeu dois veículos elétricos que funcionam a partir de baterias recarregáveis, não emitem poluentes e têm autonomia para rodar até 300 quilômetros. “É a GCM trabalhando para melhorar a segurança no município”, diz o Comandante José Carlos da Silva.