Guararema tem prática de observação de aves

Bicudinho-do-brejo-paulista é um dos pássaros raros que podem ser conferidos na cidade

Turismo & Natureza Cidades Em 20/05/2017 16:22:12

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Guararema

 

Dando continuidade ao Projeto de Observação de Aves em Guararema, no dia 27 de maio (sábado), às 14h, acontece mais uma edição do Avistando Guararema. A palestra “Turismo de Observação de Aves, uma oportunidade de negócios” com a bióloga Tietta Pivatto promete reunir conhecedores e interessados no assunto.

Especialista em Ecologia, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Tietta é guia naturalista, consultora e instrutora de cursos de meio ambiente e observação de aves. Após a palestra, haverá uma saída guiada para o registro e observação de aves com os especialistas João Paulo Rosa, Elvis Japão e Dr. Jefferson Leite.

A prática de observação de aves, ou Birdwatching, tem como objetivo de auxiliar na conservação ambiental, somado ao turismo sustentável. A ação é um movimento crescente no Brasil e une estudiosos, conservacionistas e turistas. 

Durante a saída no Avistando Guararema, os participantes poderão registrar diversas espécies de aves que são encontradas em nossa região e saber de sua importância para o habitat que vivem. O Bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola) estrela principal do programa, é considerada uma ave rara e será uma das buscas nas imediações de onde ocorrerá o evento. A presença do pássaro é um indicador natural da preservação de um ecossistema, o qual confirma a qualidade do ar, água, conservação de matas ciliares e áreas úmidas, importantíssimas para a produção de água.

Além de agregar conhecimento sobre preservação ambiental, o Avistando Guararema valorizada a conservação da natureza em si, podendo observá-la de perto sem interferir no ecossistema, trilhando o caminho para o turismo sustentável.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail meioambiente@guararema.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4693-8000 ramal 8070.

 

Avistando Guararema

Dia 27 de maio, às 14h

Pousada Arandela – Estrada Municipal Romeu Tanganelli, 621 (logo após o Parque da Pedra Montada)